Importância de um bom clima organizacional
O conceito de clima organizacional diz da percepção coletiva da organização, que interfere diretamente na qualidade do ambiente de trabalho e, consequentemente, na satisfação e desempenho dos colaboradores.
Sendo assim, por mais redundante que possa ser esta afirmação, todo ambiente de trabalho precisa ter um bom clima organizacional para gerar produtividade e motivação constante. Como falamos anteriormente no blog, o autoconhecimento empresarial é um dos principais caminhos para atingir o engajamento de todos os colaboradores para o crescimento da empresa.
Os motivos que incentivam que essa realidade seja estabelecida, evidenciando a importância de um local de trabalho coeso e conectado, são:
- Boa liderança;
- Flexibilidade e inovação;
- Processos e padrões estruturados;
- Transparência em projetos e objetivos;
- Política de comunicação interna;
- Feedback do trabalho realizado;
- Recompensas para os colaboradores;
- Benefícios corporativos.
Ressaltamos, enquanto uma empresa de consultoria de Recursos Humanos, o quão todos esses pontos previamente citados, são necessários no ambiente corporativo.
Para a existência desses pontos é indicada a Pesquisa de Clima Organizacional – que contribui na identificação do que precisa ser desenvolvido, do que está inexistente e do que precisa ser criado – para que novos planos de ação sejam aplicados na empresa alvo em consonância com a própria conjuntura.
Quer mais sobre nossos serviços? Acesse no catálogo.