Os principais indicadores de RH e a sua importância nas organizações

Os principais indicadores de RH e a sua importância nas organizações

Os indicadores de RH são métricas utilizadas para avaliar o desempenho da área de Recursos Humanos de uma empresa e para direcionar intervenções necessárias, sendo instrumentos de imensa importância para a gestão dos colaboradores e dos processos organizacionais. Em geral, os indicadores mais utilizados são aqueles que mensuram aspectos financeiros da organização e fatores de desempenho, seja em relação aos próprios parâmetros internos da empresa ou aos seus concorrentes no mercado. Entender e interpretar de forma adequada os indicadores contribui para uma compreensão mais aprofundada da realidade na qual a empresa se encontra e fornece dados que são utilizados para a criação de estratégias de aprimoramento dos seus resultados.

Desse modo, para uma empresa intervir de forma eficaz nos problemas que enfrenta e, consequentemente, se desenvolver e se destacar mais no meio organizacional, é imprescindível que a sua equipe de RH consiga aplicar os indicadores e utilizar os dados obtidos para identificar os seus pontos de melhoria. Nesse cenário, existem inúmeros indicadores que podem ser úteis para a avaliação de cada empresa, podendo ser muito adequados para algumas e não para outras, considerando a individualidade de cada organização. Apesar disso, existem alguns indicadores básicos que são utilizados com muita frequência nas empresas, independente do seu porte e da sua área de atuação, e conhecê-los e aplicá-los é fundamental.

Assim, os principais indicadores de RH são:

  • Absenteísmo: mensura a ausência dos colaboradores por faltas justificadas ou não, atrasos e licenças médicas. Compreender os motivos dos afastamentos de membros em um determinado período é uma importante ferramenta de avaliação do comportamento da equipe e de identificação de desmotivação, clima organizacional ruim ou outros pontos que requerem intervenção;
  • Turnover: também conhecido como índice de rotatividade, esse indicador mensura a relação entre a entrada e a saída de colaboradores da empresa, a partir do número de admissões e rescisões/demissões. A sua aplicação é essencial para identificar problemas no processo de contratação e na retenção dos talentos;
  • Frequência: avalia a pontualidade e as ausências dos colaboradores. Esse indicador permite calcular a remuneração adequada aos profissionais, além de fornecer informações relevantes para uma maior compreensão do engajamento e da motivação dos trabalhadores;
  • Horas extras x horas trabalhadas: mensura a quantidade de horas extras dos colaboradores. Essa métrica avalia a produtividade das equipes e indica se há sobrecarga de atividades, promovendo a criação de estratégias de intervenções operacionais, caso necessário.

A aplicação desses indicadores centrais é benéfica para qualquer empresa, pois permite que elas possuam um maior entendimento dos seus processos internos e dos seus resultados, fornecendo dados essenciais para um planejamento estratégico mais efetivo e para a formulação de intervenções referentes aos pontos de melhoria identificados. Para além desses indicadores principais, existem muitos outros que, quando adotados por uma organização de forma complementar, permitem uma compreensão ainda mais aprofundada da sua realidade.

 

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Escrito por: Júlia Haueisen Pinheiro, Assessora de Conteúdo.

 

Referências

https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/54197