As vantagens do trabalho híbrido em um mercado de trabalho dinâmico

As vantagens do trabalho híbrido em um mercado de trabalho dinâmico

Com o avanço tecnológico, a flexibilização do trabalho e a pandemia da Covid-19, o home office vem se tornando uma tendência cada vez maior em um mercado de trabalho que exige dinamicidade. Nesse sentido, o trabalho híbrido tem sido fortemente adotado não apenas como uma alternativa à impossibilidade do trabalho presencial durante o surto pandêmico, mas sim como um novo modelo de trabalho a ser implementado de maneira definitiva e que traz diversos benefícios às empresas e aos seus colaboradores.

O trabalho híbrido consiste, basicamente, na realização de tarefas tanto presencialmente, em um espaço físico fornecido pela organização, quanto à distância. Apesar de já existirem empresas que atuam exclusivamente com o trabalho remoto (à distância), muitos profissionais preferem que parte do seu trabalho seja realizada de forma presencial, pois a infraestrutura fornecida pela empresa, na maioria das vezes, é mais adequada ao cumprimento das suas tarefas do que aquela fornecida pelo home office. Entretanto, o trabalho à distância também possui diversos benefícios e é por esse motivo que o trabalho híbrido está se estabelecendo de forma tão marcante no mercado, pois consegue conciliar os dois modelos.

Desse modo, o trabalho híbrido potencializa e mescla os pontos positivos trazidos pelos trabalhos remoto e presencial, ao mesmo tempo em que ameniza os seus pontos negativos. Assim, as principais vantagens oferecidas pela adoção do trabalho híbrido são:

  • Redução do turnover: colaboradores que podem cumprir parte das suas funções em casa se sentem mais valorizados pela empresa e mais satisfeitos com o seu trabalho, pois não precisam se locomover todos os dias apenas para o cumprimento de horários;
  • Corte de gastos: empresas que adotam o modelo de trabalho híbrido têm os custos para a manutenção do local de trabalho e para o vale-transporte dos profissionais consideravelmente reduzidos;
  • Aumento da produtividade: os profissionais que podem trabalhar em suas próprias casas durante alguns períodos têm o seu estresse reduzido e o seu conforto aumentado, ao mesmo tempo que ainda podem usufruir da estrutura e das interações sociais proporcionadas pelos períodos de trabalho presencial, o que faz com que esses profissionais se tornem mais motivados em relação ao seu trabalho e, consequentemente, mais produtivos;
  • Otimização do tempo: não precisar investir tempo na locomoção até o trabalho todos os dias é um dos grandes pontos positivos para os colaboradores, pois permite que eles gerenciem melhor o seu tempo, se dedicando mais às suas tarefas e sendo mais produtivos, além de reservarem, com mais efetividade, parte do seu dia para atividades de lazer.

Apesar das diversas vantagens trazidas pela implementação do modelo de trabalho híbrido, é indispensável que as empresas planejem de maneira minuciosa a adoção do modelo, para que ela ocorra de forma adequada e eficaz. Após estruturar de forma estratégica essa mudança, as empresas que adotarem o trabalho híbrido não só estarão beneficiando a sua produtividade e a satisfação dos seus funcionários, mas também estarão garantindo o seu lugar no mercado de trabalho futuro.

 

Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tendências do mercado de trabalho? Confira o nosso texto sobre o futuro do trabalho!

 

Escrito por: Júlia Haueisen Pinheiro, Assessora de Conteúdo.