A experiência dos colaboradores em uma empresa: o que é e qual a sua importância?

A experiência dos colaboradores em uma empresa: o que é e qual a sua importância?

É muito comum que empresas se preocupem com a experiência dos seus consumidores e busquem lhes satisfazer, investindo na felicidade daqueles que consomem os seus produtos. Entretanto, muitas vezes, a experiência dos próprios colaboradores da organização acaba sendo negligenciada e recebendo menos atenção do que deveria. Esse é um erro muito cometido no mercado de trabalho e que dificulta o sucesso de uma empresa, já que os colaboradores são aqueles que colocam os processos em prática e que impactam diretamente na qualidade dos serviços ou produtos oferecidos.

Mas o que é, realmente, a experiência do colaborador? Essencialmente, essa experiência (também conhecida como employee experience) é a percepção que um funcionário tem sobre o seu trabalho e sobre todas as suas vivências dentro de uma organização, impactando diretamente no engajamento dos membros, na retenção de talentos e, consequentemente, na produtividade de uma empresa.

Diante disso, é essencial que um negócio invista efetivamente em uma boa experiência dos seus colaboradores, proporcionando um bom clima organizacional, boas condições de trabalho e uma boa comunicação interna. Algumas medidas que podem ser adotadas, a fim de promover a melhoria da experiência dos colaboradores, são:

  • Fornecer planos de carreira: profissionais que visualizam suas possibilidades de crescimento na empresa são mais engajados e satisfeitos com seus trabalhos;
  • Oferecer capacitações: capacitar tanto os gestores como os demais colaboradores é essencial para a experiência satisfatória, pois gestores capacitados possuem uma atuação mais eficiente e assertiva, assim como colaboradores capacitados realizam as suas tarefas com mais eficácia e motivação;
  • Conhecer seus funcionários: para promover uma boa experiência dos seus colaboradores, é essencial conhecê-los e entender suas demandas, de forma a tomar medidas que os atendam de forma adequada.
  • Investir em uma cultura de feedback: estar aberto a dar e receber feedbacks é extremamente importante para promover o desenvolvimento tanto dos colaboradores quanto da própria empresa, além de fazer com que os profissionais sintam que a sua opinião é valorizada.

Colocar em prática essas estratégias proporciona o maior desenvolvimento de uma organização no mercado de trabalho. Apesar da importância da experiência dos consumidores para a lucratividade de um negócio, é imprescindível que também haja um investimento na experiência dos colaboradores. Funcionários mais motivados também geram maior produtividade e qualidade nos seus serviços, levando, assim, a consumidores mais satisfeitos e a uma empresa mais bem-sucedida.

 

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Escrito por: Júlia Haueisen Pinheiro, Assessora de Conteúdo.