RH mobile: o que você precisa saber sobre essa tendência atual e os seus principais benefícios

RH mobile: o que você precisa saber sobre essa tendência atual e os seus principais benefícios

O RH 4.0 tem revolucionado a gestão de pessoas e otimizado os processos do setor através do uso de tecnologias avançadas e do investimento em diversas ferramentas que tornam as suas tarefas mais eficientes. Dentre as diversas inovações tecnológicas observadas na área de Recursos Humanos, o RH mobile é uma tendência com muito destaque no mercado de trabalho e que tem sido adotada em diversas organizações que acompanham a transformação digital.

O RH mobile se refere à migração de diversos processos da empresa para dispositivos móveis, como os celulares e os tablets, proporcionando uma maior flexibilidade e dinamicidade das tarefas. Desse modo, a tecnologia móvel pode ser utilizada para atividades operacionais, cálculos de indicadores e para otimizar a comunicação interna da empresa, permitindo que esses processos sejam realizados de forma mais fácil e acessível, além de torná-los muito mais ágeis.

Empresas que implementam o RH mobile otimizam as suas tarefas, aumentam a sua produtividade, são capazes de implementar novos processos que não seriam possíveis sem o uso da tecnologia móvel e melhoram as suas condições de trabalho, de forma que os colaboradores não precisem mais se limitar a expedientes rígidos no escritório e consigam ser produtivos em outros ambientes. Essa tendência pode ser aplicada de forma prática em processos muito importantes, como:

  • Recrutamento e seleção: o uso do RH mobile no processo de recrutamento e seleção permite que as vagas sejam divulgadas em diversas plataformas e que um software de triagem de currículos selecione os candidatos adequados de forma muito mais ágil e eficiente. Além disso, a modalidade mobile possibilita que as entrevistas sejam realizadas a distância e que todo o processo de seleção ocorra de forma online, o que facilita o acesso a esse processo;
  • Capacitação a distância: o uso de aplicativos para o treinamento a distância dos colaboradores é uma realidade do RH mobile e a sua adoção permite que qualquer equipe, independente da quantidade de pessoas que a compõem, seja capacitada e tenha as suas competências desenvolvidas de maneira remota. Ainda, programas de treinamento a distância tendem a ter uma maior adesão dos colaboradores, devido à facilidade do acesso;
  • Ferramentas de feedback e de comunicação interna: o uso de aplicativos móveis permite que os líderes e gestores direcionem feedbacks específicos para cada colaborador, otimizando esse processo e garantindo a privacidade de ambas as partes, já que o feedback recebido fica restrito aos envolvidos e os demais colaboradores não têm acesso ao mesmo. Também é possível realizar feedbacks gerais para toda a equipe e se comunicar com os colegas de trabalho mesmo que eles não se encontrem no mesmo ambiente;
  • Controle de ponto: o uso de aplicativos móveis para a marcação de pontos torna esse processo muito mais ágil e facilita o acompanhamento do cumprimento de horas e do histórico de atrasos de cada colaborador por parte do setor de Recursos Humanos.

A partir disso, é evidente que a implementação do RH mobile otimiza diversos processos do setor, tornando-os mais dinâmicos e ágeis, aumentando a sua eficiência e promovendo a acessibilidade às tarefas que devem ser realizadas, o que é um ponto extremamente positivo, também, para colaboradores com deficiência que têm dificuldades de mobilidade e acesso ao ambiente físico de trabalho. Desse modo, é imprescindível que uma organização adote essa tendência para ter sucesso e garantir seu espaço no meio organizacional, uma vez que as consequências diretas do uso do RH mobile em uma empresa são o aumento da sua produtividade e o crescimento do seu potencial competitivo no mercado.

 

Gostou do nosso conteúdo e quer saber sobre mais tendências tecnológicas do mercado? Confira o nosso texto sobre o People Analytics!

 

Escrito por: Júlia Haueisen Pinheiro, Assessora de Conteúdo.