Trabalho emocional e burnout

Trabalho emocional e burnout

Será que no trabalho só existe esforço físico? Venha entender como controlar suas emoções também demanda esforço e pode impactar no seu dia a dia.

 

Nos últimos anos, tornou-se senso comum os malefícios trazidos pelo esforço físico excessivo no trabalho. O conceito de burnout e a preocupação com o bem-estar do trabalhador começaram a se tornar cada vez mais discutidos, já que é comprovado que a exaustão causada pelo esforço excessivo no trabalho diminui o desempenho e a produtividade — além de acarretar graves consequências para sua saúde.

Entretanto, da mesma forma que o esforço físico pode trazer tais consequências negativas, o trabalho emocional, se não reconhecido e controlado, pode trazer vários malefícios. “Trabalho emocional” é a regulação e controle da expressão emocional realizada por um indivíduo dentro de seu contexto profissional.

 

Profissões com “sorriso no rosto” e seus riscos

Profissões que precisam “ter um sorriso no rosto”, na maioria do tempo, têm alta carga de trabalho emocional, pois precisam controlar constantemente como aparentam estar se sentindo. Alguns exemplos:

  • atendentes,
  • enfermeiros,
  • comissários de bordo
  • e professores.

O trabalho emocional excessivo costuma trazer problemas para a saúde psicológica e física do indivíduo, podendo causar burnout, exaustão excessiva e altas taxas de estresse. Pesquisas indicam que este tipo de estresse é causado, principalmente, pela dissonância emocional entre os sentimentos que um trabalhador aparenta ter e as emoções que ele realmente está sentindo.

 

A “atuação profunda” como saída

Uma das formas de regular o seu próprio trabalho emocional é realizar o que é chamado de “atuação profunda”: ao invés de regular apenas as expressões emocionais aparentes e visíveis — o que seria uma “atuação superficial” —,  reserve um tempo antes do começo do expediente para reconhecer e regular as próprias emoções que está sentindo no momento. Dessa forma, você conseguirá alinhar suas emoções reais com aquelas esperadas de seu cargo. 

E mesmo que você não tenha tempo para atuar profundamente, reconhecer que o trabalho emocional existe e que pode ter consequências negativas para a sua própria saúde já é o primeiro passo. Sempre que possível, faça pequenos intervalos para descarregar seus sentimentos e tenha conversas sinceras com seus colegas de trabalho, para conseguir ter momentos de descanso no dia.

 

Fontes:

Sciotto G, Pace F. The Role of Surface Acting in the Relationship between Job Stressors, General Health and Need for Recovery Based on the Frequency of Interactions at Work. Int J Environ Res Public Health. 2022 Apr 15;19(8):4800. doi: 10.3390/ijerph19084800. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9024759/#:~:text=Surface%20acting%2C%20therefore%2C%20is%20characterized,and%20felt%20emotions%20%5B4%5D.

WELD LAB. WHAT IS EMOTIONAL LABOR. Penn State, College of Liberal Arts. https://weld.la.psu.edu/what-is-emotional-labor/.