Hard skills e soft skills: o que são e qual a sua importância no mercado?

Hard skills e soft skills: o que são e qual a sua importância no mercado?

As mudanças no mercado de trabalho e na sua dinamicidade, o avanço tecnológico aplicado a processos empresariais e o desenvolvimento de um RH mais estratégico dentro das organizações levam à possibilidade de avaliar com mais precisão as competências e aptidões de cada profissional, mensurando o valor e a qualificação tanto de candidatos a vagas na empresa quanto de colaboradores efetivos. Saber avaliar a importância que um profissional tem dentro de um negócio e o seu potencial de desenvolvimento é essencial para que a empresa contrate os talentos ideais e invista na evolução dos seus colaboradores, garantindo uma maior produtividade e qualidade nos seus serviços.

Nesse sentido, os avanços na área de Recursos Humanos permitem que os gestores avaliem não só as competências técnicas dos profissionais – como era realizado em processos seletivos há algum tempo – mas que também avaliem as suas competências comportamentais, o que gera uma avaliação mais assertiva e completa. Desse modo, o setor de RH que pretende obter melhores resultados analisa tanto as hard skills quanto as soft skills de cada talento.

As hard skills são competências técnicas decorrentes da experiência profissional de cada indivíduo e se tratam de habilidades adquiridas através do conhecimento teórico e prático por meio de cursos, formação acadêmica e treinamentos, como a proficiência em inglês, habilidades de Excel e domínio de softwares específicos. Por serem competências técnicas, elas são mais tangíveis e mais fáceis de identificar em um profissional, e geralmente estão presentes nos currículos dos candidatos. Essa maior facilidade no seu reconhecimento fez com que elas fossem, por muito tempo, as únicas competências avaliadas nos profissionais em um processo seletivo ou dentro da própria empresa, apesar disso, encontra-se uma tendência atual de maior valorização e análise das soft skills.

As soft skills são competências comportamentais construídas pelo contexto sociocultural de cada indivíduo e são capazes de transformar a cultura organizacional e os relacionamentos interpessoais dentro do ambiente de trabalho, além de promoverem a produtividade e o desempenho das equipes, sendo extremamente importantes para um bom clima organizacional e o desenvolvimento de qualquer negócio. Alguns exemplos de soft skills são comunicação, liderança, criatividade, inovação, empatia e flexibilidade. Apesar de serem habilidades mais pessoais e subjetivas, elas podem ser avaliadas através de entrevistas e dinâmicas, além do próprio convívio com os profissionais.

O maior conhecimento acerca das competências desejáveis para um determinado cargo e sobre como elas podem ser desenvolvidas, em conjunto com o avanço das tecnologias utilizadas nos setores de RH, permite que a análise das habilidades de cada profissional se dê tanto a nível das hard skills quanto das soft skills e que planos de treinamento sejam estrategicamente pensados para cada colaborador do negócio, a fim de ajuda-lo a desenvolver as competências que já possui e adquirir novas habilidades. Assim, é muito importante que as empresas contem com um RH estratégico que utilize as mudanças no mundo do trabalho a seu favor, se atentando tanto às competências técnicas como comportamentais de cada indivíduo e garantindo uma análise mais precisa de cada profissional.

 

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Escrito por: Júlia Haueisen Pinheiro, Assessora de Conteúdo.

 

Referências

Hendarman, A.F., Cantner, U. Soft skills, hard skills, and individual innovativeness. Eurasian Bus Rev 8, 139–169 (2018). https://doi.org/10.1007/s40821-017-0076-6