Comunicação Interpessoal e gestão de conflitos

Comunicação Interpessoal e gestão de conflitos

Conflitos nas organizações são problemas enfrentados por líderes e colaboradores todos os dias. Estes podem surgir por diversos motivos – divergência de perfil, competitividade e, especialmente, falhas na comunicação. Conflito, por si só, remete à ideia de “embate de ideias opostas”, o que não é exatamente um problema, mas pode vir a ser. Dependendo da maneira como o embate é exposto, diversas consequências podem ser desencadeadas.

É por isso que saber se comunicar é essencial para que saibamos expressar o que pensamos, sentimos e queremos, priorizando o respeito frente às divergências, além de ser um um ponto chave na manutenção das relações interpessoais. 

Ter um bom relacionamento interpessoal com os demais colaboradores de uma empresa contribui diretamente para a manutenção de um bom ambiente de trabalho. Para que isso possa acontecer, separamos algumas dicas importantes: 

 

  • Seja objetivo e assertivo

 

Invista na objetividade, transmitindo o que precisa de forma direta, mas educada. Para que a comunicação seja bem sucedida, é necessário que o destinatário da mensagem a receba de forma clara e a compreenda. Através da assertividade somos capazes de recusar pedidos, pedir favores, expressar sentimentos negativos e positivos, defender nossos próprios direitos sem ultrapassar os limites do outro, passando a mensagem de forma clara e sincera.

 

  • Saiba escutar e seja empático

 

Um bom comunicador sabe ser um bom ouvinte. Não interrompa o interlocutor, faça perguntas pertinentes, sem barreiras – resista ao impulso de rebater com suas próprias ideias logo no começo da conversa! – e se mostre aberto às ideias do outro, colocando-se no lugar dele. 

 

  • Esteja aberto às críticas

 

Não somos obrigados – e nem conseguiríamos! – a concordar com todas as ideias que escutamos. Uma das maravilhas da comunicação é justamente a abertura a novas visões e perspectivas, nos dando oportunidade de melhorar nossas fraquezas e fortalecer nossos pontos fortes. 

 

  • Mantenha o respeito, acima de tudo

 

É claro que não é fácil conviver com pensamentos diferentes dos nossos, mas é importante e essencial trabalhar a tolerância e o respeito para uma boa manutenção do ambiente de trabalho – e da vida! Não se esqueça que diferentes opiniões são diferentes oportunidades de aprendizados novos.

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