Estratégias para lidar com as barreiras da comunicação 

Estratégias para lidar com as barreiras da comunicação 

Comunicação interpessoal nomeia a troca de informações entre duas ou mais pessoas, podendo ser verbal ou não verbal. Ela precisa existir para informar, expressar emoções, designar tarefas, persuadir, interagir, motivar. Essa troca não acontece apenas através das palavras: também deve-se levar em consideração que a linguagem corporal, timbre e tom de voz do comunicador.  

Para que a mensagem do comunicador seja passada da forma certa, ela precisa acontecer de forma efetiva, clara e objetiva. Essa passagem, entretanto, não é tão simples para todo mundo. Diversas barreiras podem ser encontradas no meio do caminho, como: 

  1. Não conseguir organizar as ideias que se deseja passar; 
  2. Não conhecer o público para quem a mensagem será passada; 
  3. Não entender os aspectos que envolvem a boa comunicação: feedback, comunicação não-agressiva, assertividade. 
  4. Pouco domínio da inteligência emocional e baixo autoconhecimento;
  5. Se comunicar de forma passiva, caracterizada pela ausência ou baixa transmissão de sentimentos e expressões. 
  6. Se comunicar de forma agressiva, caracterizada pela falta de consideração com os interesses e sentimentos de quem recebe a mensagem.  

Nenhum problema que nos acompanha durante muito tempo pode ser resolvido de um dia para o outro, mas tudo possui um ponto de início. Aqui no blog, já conversamos sobre a importância do autoconhecimento, que também se repete aqui: quem se conhece, sabe como passar sua mensagem de maneira assertiva. 

Assim, também é importante saber medir o tom e o timbre de voz, para que não se abra margem para más interpretações, já que boa parte da mensagem é passada por esses elementos. Para essas e as outras questões acima, a psicoterapia é sempre uma importante ferramenta para se conhecer e saber se posicionar. 

Desse modo, aliada a ela, muitas pessoas encontram conforto em cursos, treinamentos, técnicas de meditação e workshop, trabalhando em conjunto tanto o autoconhecimento quanto a aprendizagem de estratégias para uma boa comunicação interpessoal. 

 

Gabriela Zardini – Assessora de Produção de Conteúdo