Comunicação Assertiva: O que é e por que desenvolver

Comunicação Assertiva: O que é e por que desenvolver

Em nosso texto anterior, conversamos sobre como melhorar nossas relações interpessoais através da comunicação. No blog de hoje vamos ler um pouco mais sobre uma dessas estratégias: a assertividade. 

Ter uma comunicação assertiva é poder se expressar de forma clara e honesta, mas sem deixar de ouvir o que o outro tem a dizer. É muito comum que tenhamos dificuldade – ou até mesmo medo – de dizer o que realmente sentimos ou queremos, mas a assertividade é exatamente sobre isso: saber dizer sim ou não quando necessário, se posicionar da forma certa sem agir de forma impulsiva. 

A assertividade é uma habilidade que pode ser trabalhada e que, com o tempo, acaba se tornando natural. Dominar essa habilidade é importante tanto para sua vida profissional quanto pessoal, pois: 

  • Auxilia na sensação de controle sobre si mesmo, respeitando os próprios limites; 
  • Diminui a culpa e a ansiedade na hora de dizer “não”, justamente pelo respeito aos próprios limites e do outro; 
  • Melhora a comunicação entre as pessoas envolvidas; 
  • Melhora a relação interpessoal, pois se baseia na honestidade e clareza. 
  • Evita que mal-entendidos ocorram, diminuindo conflitos (pessoais e organizacionais). 
  • Investe no autoconhecimento e controle emocional; 
  • Ajuda a passar uma imagem de respeito e confiança para aqueles que n30os cercam. 

Uma pessoa que sabe se comunicar percebe a hora certa de falar e expressa a mensagem da forma certa, sem impulsões. Assim, o interlocutor passa a ser ouvido com respeito e ter sua opinião considerada, ainda que não seja compartilhada por todos. Para saber mais sobre comunicação e relações interpessoais, clique aqui