A importância do setor de Recursos Humanos

A importância do setor de Recursos Humanos

O setor de Recursos Humanos é o responsável por aquilo que é mais valioso em uma empresa: seus colaboradores. O papel do RH é como uma base para o desenvolvimento das pessoas e da empresa, trabalhando para o alinhamento dos propósitos e dando suporte aos gestores e funcionários. 

Por muito tempo, o departamento de Recursos Humanos era visto como o lugar que contrata, demite e faz a folha de pagamento dos funcionários de uma empresa. Boa parte desses funcionários, inclusive, só teve contato com a área através dos processos de desligamento e contratação. Felizmente, essa concepção mudou e hoje muitas companhias já entendem a importância do RH e suas influências positivas nos rendimentos da empresa:

  1. Redução da Rotatividade:
    O turnover é uma das avaliações mais importantes da empresa, pois é onde se mensura a rotatividade de funcionários, ou seja, a proporção entre demissões e admissões. Altas taxas de rotatividade geram prejuízos para a empresa, como já conversamos antes aqui no blog. O setor de RH pode auxiliar na diminuição dessa taxa, através de planos de carreira, feedbacks constantes e avaliações estratégicas periódicas – como principais talentos, profissionais mais e menos motivados/engajados -, além de fazer a manutenção da equipe. 
  2. Melhorias na comunicação interna:
    Como conversamos no texto da semana passada, saber se comunicar é um ponto chave para aprimorar nossas relações interpessoais. É importante, além do relacionamento com o cliente, estar atento à forma de se comunicar com colegas de trabalho. É o RH quem identifica o perfil dos colaboradores e a melhor maneira de chegar até eles, melhorando os canais de comunicação.
  3. Aprimoramento do processo de Recrutamento e Seleção:
    Quem pensa em RH pensa logo em Recrutamento e Seleção. Apesar de não ser mais a única função do departamento, o R&S ainda representa uma das grandes forças da área. Uma boa equipe de RH busca identificar a pessoa que melhor se adapta naquela cultura organizacional, a fim de otimizar processos de contratação.
  4. Treinamento e Desenvolvimento de líderes e colaboradores:
    Seja logo após da contratação ou há anos exercendo o mesmo cargo, treinamentos periódicos são sempre necessários e bem-vindos, buscando sempre o aprimoramento da função. O RH é um dos responsáveis por garantir que os trabalhadores consigam exercer suas funções de forma tranquila e bem feita. Afinal, é fundamental que além de contratar as pessoas certas, possa-se desenvolver as habilidades corretas constantemente. 
  5. Engajamento da empresa e análise de dados:
    Outro papel importante é o engajamento e motivação dos colaboradores. O RH abre espaço para feedbacks, reclamações e sugestões, criando uma base de dados capaz de prever e solucionar problemas. O RH analisa as vendas, promove avaliações individuais e acompanha a qualidade do trabalho.

Por fim, cuidar de pessoas. É esse o objetivo primário do setor de Recursos Humanos, que possui uma responsabilidade enorme dentro da companhia, sendo um ponto chave para desenvolvimento das pessoas e da organização, alinhando os propósitos e aprimorando a gestão de pessoas. 

Gostou do conteúdo? Aproveita pra ler mais sobre as áreas do RH no nosso blog!