Humanização do Processo Seletivo

Humanização do Processo Seletivo

O primeiro contato com a empresa se dá pelo processo seletivo. Por isso, é muito importante causar uma boa impressão logo de cara. É nele que o candidato vai sentir e perceber os valores e propósitos da organização; portanto, é imprescindível que esse processo seja feito de forma humanizada. 

Fazer o processo de forma humanizada significa tentar fazer com que o possível colaborador seja capaz de mostrar suas competências e habilidades, sem tentar deixá-lo nervoso ou fazê-lo sentir interrogado/inferiorizado. É importante que o recrutador tenha um olhar diferenciado, para garantir uma boa experiência do candidato com a organização, orientando-o durante todo o processo. Mas como incorporar isso no recrutamento?

  1. Invista na suavidade da conversa:
    O processo todo é um momento de tensão, mas a entrevista individual tem seu lugar no ranking do nervosismo. O recrutador pode abrir a entrevista fazendo perguntas pessoais e gerais, na tentativa de acalmar o candidato e fazê-lo sair da sensação de que será “interrogado”. É importante demonstrar que deseja a tranquilidade do possível colaborador e que não será sabatinado nem nada do tipo, para que o mesmo consiga demonstrar suas melhores qualidades.
  2. Nunca deixe o candidato esperando por uma resposta:
    Uma das piores coisas em um processo seletivo é passar por todos os testes, entrevistas e dinâmicas e não ouvir nada por parte da empresa. Quando se fala em humanizado, se fala em empatia, e ninguém gosta de ficar sem resposta. Por isso, é importante dar um feedback a todos os candidatos, de forma respeitosa e indicando possíveis pontos de melhoria. 
  3. Seja respeitoso:
    É claro que humanizar não é sobre ser simpático, mas é importante ter responsabilidade com os sentimentos do outro. O processo seletivo pode ser desgastante e difícil para quem está na posição de candidato em busca de um emprego, por isso é importante que o recrutador não assuma uma postura superior e tente tranquilizar o candidato. 

Assumir um processo seletivo humanizado traz inúmeros benefícios, inclusive para a empresa. O clima fica mais tranquilo, já que ninguém sente que está sendo sabatinado ou julgado; também constrói-se uma imagem positiva sobre a empresa, já que o primeiro contato que se tem é através do recrutamento. Sendo assim, mais e mais candidatos terão o desejo de trabalhar no local, retendo talentos e reduzindo a rotatividade. 

Para saber mais sobre processos seletivos, clique aqui e aqui!