Os benefícios de uma empresa júnior

Os benefícios de uma empresa júnior

 

Por definição, uma empresa júnior é uma associação civil sem fins lucrativos e com fins educacionais formada exclusivamente por alunos do ensino superior ou técnico. Desse modo, a RH Consultoria é a empresa júnior do curso de psicologia da UFMG.

Ao se tratar de uma empresa júnior, existe por parte do mercado certas inseguranças em se contratar jovens não formados para atuar diretamente com sua empresa. Entretanto é importante ressaltar que, além de muito bem preparados, seja pelo apoio institucional através de professores orientados ou pelo esforço aplicado em horas de trabalho e aperfeiçoamento dos serviços das empresas juniores, o preço dos serviços dessas associações é abaixo do mercado. Sendo assim, é possível contratar um serviço de qualidade com um preço abaixo do esperado.

Além das diversas vantagens para o contratante, as empresas juniores são um espaço de desenvolvimento e aprendizado aos alunos da graduação, apresentando diversas vantagens e benefícios, como:

  1. Experiência no mercado de trabalho, incluindo mercado sênior, devido a negociações e serviços prestados a essas empresas.
  2. Desenvolvimento profissional e pessoal, uma vez que se tem a execução, na prática, de atividades laborais complexas, além de desenvolver competências pessoais como a liderança, assertividade e comunicação não violenta.
  3. Vivência universitária, isto é, empresas juniores fazem parte de projetos de extensão da universidade, assim, ao adentrar em uma, o contato com a faculdade aumenta.
  4. Créditos universitários, uma vez que a empresa júnior conta como projeto de extensão.

Além desses motivos concretos, o ambiente empresa júnior é muito acolhedor e proporciona contato com diferentes pessoas, aumentando a rede de contatos e também proporcionando momentos de aprendizado com pós juniores que fizeram carreira e, também, com grandes nomes do mercado sênior que engajam o movimento empresa júnior.

E aí? Já pensou em entrar em uma empresa júnior? Para ler e conhecer mais sobre o assunto clique aqui.