O desenvolvimento de líderes dentro de uma empresa júnior

O desenvolvimento de líderes dentro de uma empresa júnior

Fazer parte de uma empresa júnior traz diversos benefícios para o membro, mas talvez um dos mais importantes seja a preparação para o mercado de trabalho e, consequentemente, o desenvolvimento da liderança. Sem fazer parte de uma EJ, o estudante só tem contato com o mercado através dos estágios, que muitas vezes só acontecem no final do curso. 

Nas empresas juniores, por outro lado, qualquer pessoa de qualquer período tem a oportunidade de ver na prática a atuação da profissão escolhida e de desenvolver seu networking empresarial. Além de ver a prática da profissão, o membro ainda pode desenvolver outras habilidades em áreas afins como financeiro, marketing, comunicação, comercial, administração e recursos humanos, já que uma empresa júnior se divide em vários departamentos, assim como uma empresa sênior. 

Com isso, percebe-se que ao ingressar em uma EJ, a pessoa terá a oportunidade de aprimorar sua comunicação, desenvolver senso crítico e de responsabilidade e comprometimento, aprender a dar e receber feedbacks e vivenciar o dia a dia empresarial, tendo um gostinho do mercado de trabalho. E por quê isso é importante? 

A maioria das características procuradas em um líder envolvem as habilidades citadas neste texto: boa comunicação e capacidade de dar e receber feedbacks, motivação, responsabilidade e confiabilidade, comprometimento, assertividade, entre outras.

Assim, ressalta-se como o movimento empresa júnior pode ser positivo para o desenvolvimento pessoal e profissional, acrescentando a vivência de cada um e desenvolvendo competências como a liderança.

Mas que tal ler um pouco mais sobre lideranças e sobre  empresas juniores? Clique aqui , aqui e aqui.

 

Por Gabriela Zardini – Assessora de criação de conteúdo