O processo seletivo e suas etapas

O processo seletivo e suas etapas

Um bom processo seletivo geralmente é constituído por muitas etapas diferentes: descrição do cargo e mapeamento do candidato procurado, divulgação da vaga e hunting (busca ativa por currículos), triagem dos currículos recebidos, testes e entrevistas. Apesar de necessário, o grande volume de etapas pode acabar confundindo alguns candidatos sobre para que serve cada uma delas. No texto de hoje, vamos tentar explicar o que são e para que servem cada uma dessas etapas: 

Testes:  Os testes muitas vezes podem parecer massantes e nem todas as pessoas entendem a importância de cada um deles, até pela grande variedade existente. Os mais comuns são:

  • Fit Cultural: Fit cultural é o alinhamento entre os valores da empresa e do candidato. Ou seja, o resultado deste teste permite ao recrutador entender se a pessoa contratada estará alinhada à cultura organizacional vigente. 
  • Perfil Comportamental/Personalidade: O famoso “Big Five” é uma das teorias mais utilizadas nos testes de personalidade utilizados nos processos seletivos. Avalia-se 5 competências comportamentais através de uma bateria de perguntas – extroversão, estabilidade emocional, amabilidade, abertura à experiências e disciplina, na maioria das vezes. Esse teste ajuda a casar o perfil delineado no início da divulgação da vaga com os candidatos pleiteadores da vaga.  
  • Atenção e Inteligência: Estes testes, muito parecidos com aqueles que são utilizados nos exames psicotécnicos, são indicados para vagas cujos cargos exigem altos níveis de concentração, como técnicos em usinas, por exemplo. 

Dinâmicas em Grupo: Essas dinâmicas, muitas vezes alocadas na primeira fase do processo, ajudam o recrutador a perceber habilidades interpessoais dos candidatos, como a facilidade em se trabalhar em equipe – fundamental em alguns cargos, como os de gestão. Além disso, pode ser um aliado aos mapeamentos de perfil e fit cultural.

Entrevistas individuais: Aqui o recrutador consegue ver mais especificamente as características do candidato, etapa indispensável dos processos. Também conversa-se sobre a motivação em relação à vaga, histórico e conquistas profissionais e inteligência emocional, por exemplo. 

Desafios técnicos/Resoluções de cases: Esse passo nem sempre aparece em todos processos, sendo mais comum em cargos mais estratégicos, técnicos e afins. É enviado ao candidato um problema baseado em questões reais da empresa para que ele possa criar soluções. 

O processo seletivo é o primeiro contato que o candidato tem com a empresa. Para causar uma boa impressão, é imprescindível que ele se dê de forma eficiente e assertiva. É por meio do processo seletivo que a empresa consegue contratar pessoas alinhadas à cultura organizacional e, quando bem estruturado, aumentar as chances de se achar o candidato ideal.