A Importância da boa estruturação de cargos na empresa

A Importância da boa estruturação de cargos na empresa

Dividir tarefas faz parte desde o funcionamento da sociedade até das famílias, empresas e organizações. Na maior parte das organizações, as diferentes funções de trabalho são divididas em setores, onde cada colaborador costuma ter um cargo e função. Essa divisão é importante para que os funcionários de uma empresa saibam quais são os seus objetivos e o que se espera que entreguem.

Um grande aliado dessa organização é a análise e descrição de cargos e funções, um método que auxilia desde o recrutamento e seleção de novos colaboradores até a melhor funcionalidade das tarefas e boa estruturação dos processos da organização. É importante lembrar que cargo e função são coisas diferentes – cargo é a posição que o funcionário ocupa em uma empresa (ex: Analista de Recrutamento e Seleção) e função são as tarefas que deve desempenhar (ex: triagem de currículos, hunting, entrevistas, avaliação psicológica, etc).

São vantagens de se saber com clareza as funções e cargos em uma empresa:

  • Assertividade no recrutamento e seleção: Aqui no blog já conversamos sobre a importância de se ter bem estabelecido o que se espera de um candidato para um determinado cargo,  tornando o processo mais assertivo e diminuindo as chances de uma contratação errada. 
  • Realização de treinamentos e desenvolvimentos dos profissionais alinhados ao que se espera da vaga;
  • Alinhamento de expectativas – quando se sabe o que se espera de um cargo X, as metas se tornam mais claras e possíveis;
  • Diminuição da sobrecarga: Uma vez que cada funcionário sabe qual tarefa deve desempenhar, ninguém precisa fazer o trabalho de ninguém, evitando que uns tenham mais trabalho que outros. 
  • Aumento da produtividade: No nosso último texto, conversamos sobre como um alto volume de tarefas pode afetar o rendimento de um colaborador, algo que pode ser evitado com uma boa divisão de atividades. 

É claro que uma boa divisão impacta diretamente na produtividade da empresa, e é de extrema importância que cada colaborador possa desempenhar seu papel com eficiência; Porém, além disso, é preciso que a empresa funcione como um sistema: mesmo que dividida por setores, os cargos sejam interdependentes e haja colaboração e integração entre eles. 

Gostou da ideia? Se quiser saber mais sobre descrição de cargos, chama a gente aqui