Você tem dificuldade de tomar decisões?
Quando se fala de ambiente corporativo, as lideranças são as principais responsáveis por tomar decisões nas empresas. A tomada de decisão é um processo geralmente utilizado para resolver problemas ou aproveitar oportunidades e envolve a análise de duas ou mais alternativas disponíveis. No âmbito pessoal ou profissional, é uma demanda recorrente.
Esse processo pode despertar interesse, curiosidade e animação, como também provocar incerteza, frustração e angústia. Além disso, a tomada de decisão envolve a responsabilização pelas consequências. Por isso, é importante ressaltar que o processo se inicia muito antes da escolha e termina após avaliar a efetividade da tomada de decisão.
O processo de tomada de decisão é uma atividade passível de erros, porque é afetado pelas características pessoais e percepção individual. Na tentativa de minimizar esses erros e obter um resultado satisfatório, sugere-se um processo organizado e sistemático, descrito a seguir:
- Reconhecer a necessidade da tomada de decisão em uma situação.
- Analisar e definir o problema ou a oportunidade – avaliando os possíveis riscos envolvidos.
- Definir os objetivos a serem alcançados com a ação e a estratégia a ser utilizada.
- Procurar alternativas de solução ou curso de ação.
- Avaliar cada alternativa proposta.
- Escolher a melhor alternativa – essa decisão deve se embasar no alcance dos objetivos.
- Implementar a alternativa escolhida.
- Reunir feedbacks para descobrir se a alternativa implementada está solucionando o problema identificado.
Nota-se que a tomada de decisão preza pela clareza em todo o processo, especialmente na definição da questão e na avaliação das alternativas propostas. E, é esse trabalho de análise minuciosa que minimizará as falhas e acarretará em resultados positivos dentro da organização.
Escrito por: Jaqueline Caires – Assessora de Qualidade.