Você tem dificuldade de tomar decisões?

Você tem dificuldade de tomar decisões?

Quando se fala de ambiente corporativo, as lideranças são as principais responsáveis por tomar decisões nas empresas. A tomada de decisão é um processo geralmente utilizado para resolver problemas ou aproveitar oportunidades e envolve a análise de duas ou mais alternativas disponíveis. No âmbito pessoal ou profissional, é uma demanda recorrente. 

Esse processo pode despertar interesse, curiosidade e animação, como também provocar incerteza, frustração e angústia. Além disso, a tomada de decisão envolve a responsabilização pelas consequências. Por isso, é importante ressaltar que o processo se inicia muito antes da escolha e termina após avaliar a efetividade da tomada de decisão. 

O processo de tomada de decisão é uma atividade passível de erros, porque é afetado pelas características pessoais e percepção individual. Na tentativa de minimizar esses erros e obter um resultado satisfatório, sugere-se um processo organizado e sistemático, descrito a seguir:

  1. Reconhecer a necessidade da tomada de decisão em uma situação.
  2. Analisar e definir o problema ou a oportunidade – avaliando os possíveis riscos envolvidos.
  3. Definir os objetivos a serem alcançados com a ação e a estratégia a ser utilizada.
  4. Procurar alternativas de solução ou curso de ação.
  5. Avaliar cada alternativa proposta.
  6. Escolher a melhor alternativa – essa decisão deve se embasar no alcance dos objetivos.
  7. Implementar a alternativa escolhida.
  8. Reunir feedbacks para descobrir se a alternativa implementada está solucionando o problema identificado.

Nota-se que a tomada de decisão preza pela clareza em todo o processo,  especialmente na definição da questão e na avaliação das alternativas propostas. E, é esse trabalho de análise minuciosa que minimizará as falhas e acarretará em resultados positivos dentro da organização.

 

Escrito por: Jaqueline Caires – Assessora de Qualidade.