Mulheres no RH

Mulheres no RH

A parcela de mulheres atuando na área de Recursos Humanos tem crescido cada vez mais. Segundo uma pesquisa do Mercadômetro revela que, no Brasil, elas são maioria na área, representando cerca de 75,2% dos trabalhadores do setor.

 

E o que essa realidade nos fala?

No passado, o setor de RH era mais voltado à gestão burocrática das empresas, como: demissões e processos seletivos. E agora, como falamos anteriormente aqui no blog sobre RH 4.0, o cenário de recursos humanos – assim como das empresas – vem sofrendo alterações, tornando-se mais automatizado.

 

Essa automatização muitas vezes deixa de lado a humanização das ações e atuações na própria área. Por conseguinte, aponta a necessidade de atenção às pessoas que não só compõem a empresa, mas também às gestores de pessoas. Isso porque, apesar das mulheres serem a maioria na área de RH, a desigualdade salarial continua grande. Segundo dados do IBGE, elas recebem cerca de 74,5% do rendimento dos homens.

No RH atual é possível observar uma valorização do bem-estar dos colaboradores ao estabelecer um clima empresarial melhor. Portanto, as políticas desenvolvidas devem voltar também para o próprio setor para que não sejam reproduzidas desigualdades improdutivas no local de trabalho. 

Isso pode ser feito por meio de:

  • Cultura de diálogo aberto;
  • Conversas sobre o questões de gênero no trabalho;
  • Palestras feitas mulheres em posição de liderança;

Desse modo,  observa-se que apesar da presença de mulheres no setor de RH é necessário que as empresas e, de certa forma, o setor como um todo, valorize a inclusão e promova ações concretas que não só insira mulheres no mercado mas também valorize e naturalize a presença feminina.

 

Quer saber mais? Veja mais textos no nosso blog!