Por que realizar pesquisa de mercado?

Por que realizar pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é uma ferramenta que possibilita a análise de uma série de fatores que podem prever ou determinar o sucesso de uma empresa ou o fracasso da mesma. Falaremos nesse texto, sobre relevância e impacto nos resultados empresariais.

O que é pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é uma tarefa executada buscando realizar, um levantamento sobre amplos aspectos, como concorrência, demanda apresentada por clientes, qualidade, custos de produção, tendências, marketing e até mesmo a melhor maneira de fechar um contrato em determinado nicho.

Por que realizar?

Os motivos para se realizar uma pesquisa de mercado podem ser diversos, como por exemplo:

  • Entender a estratégia da concorrência ou analisar os seus pontos fortes e fracos;
  • Descobrir novas tendências;
  • Avaliar algum aspecto do cliente a ser aproveitado;
  • Identificar qual o segmento mais lucrativo do mercado;
  • Escolher um ponto comercial;
  • Testar o desempenho de produtos e serviços;
  • Entender qual é o melhor timing para disponibilizar um produto;
  • Ampliar a área de atuação;
  • Melhorar um produto ou serviço já existente

Como realizar

Muitas empresas são fundadas após pesquisas de mercado, o crescente avanço mundial da valorização de empreender comprova isso, sendo um fenômeno comum tanto para pequenas empresas quanto para empresas topo de mercado. Um ponto a se ter atenção, é que muitas empresas definem um tempo máximo sem realização de tal pesquisa, essa definição permite as empresas saberem quando já deveriam a ter realizado.

Pesquisas de mercado podem envolver diferentes ferramentas, desde diálogo com o público, até pesquisa de fornecedores e análise de catálogo da concorrência.

Outro fato, é que a demanda pela pesquisa de mercado em empresas que não definem prazos, na maioria esmagadora das vezes, se dá pela percepção de lideranças sobre demandas ou alterações em resultados. Por isso, se torna essencial ter boas lideranças em seu time, consequentemente, a captação de tais profissionais também precisa ser um processo eficiente e objetivo, pensando nisso, a RH Consultoria Júnior possuí treinamento de Recrutamento e Seleção e também assessoria de tal processo.

 

Rafael Silva – Assessor de Criação de conteúdo