O uso da Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção

O uso da Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção

O avanço tecnológico impacta fortemente o meio de trabalho atual, impondo mudanças aos modos de executar funções e otimizando os serviços prestados. Nesse cenário, o setor de Recursos Humanos também sofreu diversas adaptações tecnológicas para a melhoria dos seus processos, compondo o atual RH 4.0. Uma empresa que baseia a sua gestão em tecnologias avançadas e que utiliza estratégias do RH 4.0 se desenvolve mais facilmente no mercado e apresenta melhores resultados.

Dentre as diversas técnicas utilizadas pelo RH, se destaca o uso da Inteligência Artificial nos processos de Recrutamento e Seleção, a fim de aperfeiçoar as contratações em uma empresa. No geral, a Inteligência Artificial é uma ferramenta desenvolvida pela ciência da computação capaz de armazenar, analisar e operar através de dados, e que está muito presente em vários contextos do nosso cotidiano – como em atendimentos por chatbot, preenchimento automático do campo de buscas no Google, câmeras de vigilância, reconhecimento facial e muitos outros. Assim como ela é implementada para diversas funções e em diferentes áreas, a Inteligência Artificial pode ser usada no RH para aprimorar vários processos.

Mas quais são, realmente, as vantagens do uso da Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção? Os principais benefícios que uma empresa pode ter ao adotar essa estratégia são:

  • Otimização da análise de dados dos candidatos;
  • Seleção mais assertiva de candidatos para cada cargo;
  • Redução do turnover, devido à seleção de candidatos mais adequados às vagas disponíveis e à cultura organizacional da empresa;
  • Redução do tempo do processo, já que os dados dos candidatos são analisados mais rapidamente;
  • Formação de um banco de talentos mais qualificado.

A automatização dos processos de Recrutamento e Seleção por meio da Inteligência Artificial permite, assim, que as organizações contratem os melhores talentos possíveis e que a seleção ocorra de forma muito mais rápida e eficiente, de modo que os profissionais de Recursos Humanos possam dedicar o seu tempo a outras funções, tornando-se mais produtivos. Em um contexto no qual a tecnologia transforma cada vez mais as relações sociais e trabalhistas, é indispensável que uma empresa acompanhe o avanço tecnológico e otimize os seus processos para se manter no mercado de trabalho e ser bem-sucedida.

 

Quer se atualizar sobre mais conteúdos relevantes para o seu negócio? Acesse o nosso blog!

 

Escrito por: Júlia Haueisen Pinheiro, Assessora de Conteúdo.

 

Referências

https://tecnoblog.net/responde/o-que-e-inteligencia-artificial/