Frustração no trabalho: como lidar?

Frustração no trabalho: como lidar?

A frustração profissional é um sentimento comum para aqueles que estão há um tempo no mercado de trabalho e tende a surgir diante de insatisfação ou de quebras de expectativas. Apesar de a frustração ser natural, ela impacta negativamente a motivação e o desempenho dos colaboradores de uma empresa, podendo agravar a sua angústia em relação ao seu trabalho. Diante disso, não podendo evitar que a frustração ocorra eventualmente, é possível aplicar algumas estratégias para lidar com essas situações de maneira mais saudável, o que, inclusive, é uma habilidade profissional muito valorizada no ambiente de trabalho.

O primeiro passo para lidar com a frustração no trabalho é saber identificar quais fatores podem ter levado a ela. Ao saber a razão de uma frustração, o profissional consegue agir de forma mais objetiva e impedir que esse sentimento impacte de forma exacerbada a sua performance e a sua motivação. Dentre os fatores que podem causar a frustração no trabalho, são comuns:

  • Falta de reconhecimento do colaborador;
  • Salário incompatível com o esforço e as atividades realizadas;
  • Estrutura inadequada do local de trabalho;
  • Clima organizacional ruim;
  • Comunicação precária entre colegas de trabalho.

Após identificar quais fatores podem estar causando a frustração em relação ao seu trabalho, o profissional pode criar uma estratégia para superar a situação com mais facilidade. Algumas medidas que podem ser tomadas para lidar com a frustração de forma mais saudável e, possivelmente, aboli-la, são:

  • Conversar com o líder sobre aquilo que o aflige: estabelecer uma boa comunicação com o líder pode contribuir para que o profissional obtenha o reconhecimento e o salário que merece, ou para que outros problemas no ambiente de trabalho sejam reconhecidos pelos superiores e que medidas sejam tomadas em relação a eles;
  • Buscar novas atividades: inovar é uma forma de aumentar a motivação do colaborador com o seu trabalho;
  • Pedir feedbacks: estar aberto a receber feedbacks dos gestores permite que o colaborador possua um maior direcionamento do seu trabalho, identificando aquilo que lhe estava incomodando e o que pode ser melhorado, ou promovendo mais espaço para o seu reconhecimento.
  • Ter um propósito bem definido: estabelecer o seu objetivo e segui-lo é fundamental para que o profissional se mantenha motivado e não tome decisões precipitadas em relação ao seu trabalho;
  • Procurar acompanhamento terapêutico com um profissional: um dos fatores mais importantes e decisivos para superar obstáculos e lidar com a frustração é o autoconhecimento. Buscar acompanhamento psicológico é uma ótima forma de reconhecer os seus objetivos e motivações, criar planos para colocá-los em prática e promover a sua saúde mental.

Vale ressaltar que as intervenções não devem partir apenas da iniciativa do trabalhador. Uma empresa que busca a satisfação dos seus colaboradores e, consequentemente, uma maior produtividade e um maior sucesso no mercado de trabalho, deve tomar medidas para garantir que os trabalhadores sejam sempre reconhecidos pelas suas tarefas e que os seus salários sejam compatíveis e satisfatórios, além de fornecer uma estrutura adequada no ambiente de trabalho e fomentar um bom clima organizacional.

 

Gostou das nossas dicas? Acesse o nosso blog e fique por dentro de outros conteúdos relevantes no meio organizacional!

 

Escrito por: Júlia Haueisen Pinheiro, Assessora de Conteúdo.