Lideranças Femininas na RH: realidade ou sonho?

Lideranças Femininas na RH: realidade ou sonho?

Em nosso último texto, conversamos sobre a importância da liderança e representação feminina nas empresas. No artigo de hoje, vamos conversar sobre a realidade e a visão dessas mulheres na prática: na nossa gestão 2021/1 tivemos uma roda de conversa sobre o assunto, a fim de incentivar e fomentar a discussão, para, assim, de certa forma, abrir espaço para compartilharem vivências e experiências acerca do assunto. Foi um momento de muita aprendizagem e incentivo, o que resultou em uma Direx (Diretoria Executiva) mais plural e feminina, com 4 das 6 posições sendo ocupadas por mulheres na nossa empresa.

 

O momento da roda de conversa foi transformador para mim. Até então, eu me sentia tão desmotivada a me candidatar, acreditava que precisava fazer muito mais ainda se quisesse ser uma boa líder. Mas compartilhar essas inseguranças com pessoas que estavam vivendo o mesmo que eu foi muito bom, eu me senti livre de verdade e muito mais capaz de conseguir. Ao ver tantas mulheres incríveis que sofriam das mesmas inseguranças que eu, entendi que eu talvez fosse uma delas.

Laura – Diretora Comercial

 

“A ideia da roda de conversa surgiu a partir de uma demanda que observamos ao ver muitas meninas com vontade e cogitando assumir um cargo de liderança mas se sentindo inseguras e com medo, além de observarmos que poucas meninas eram ativas e participavam na AGO (Reunião geral da empresa) e em demais reuniões internas. Então, pensamos nesse evento como um momento de compartilharmos experiências e encorajarmos umas às outras, pois isso é muito importante. Então  escutamos e contamos um pouco sobre nossas experiências e inseguranças e sobre ser mulher no movimento empresa júnior dentro da RH. Após esse momento, percebi que surtiram efeitos muito positivos e que gerou maior segurança nas meninas para se candidatarem e buscarem esses cargos, o que me deixou muito feliz. Foi um momento rápido, de uma hora, mas foi muito positivo”

Maria Fernanda – Diretora de Pessoas

 

“Quando a roda ocorreu, eu ainda estava muito insegura acerca da minha candidatura, e aí percebi que todas as lideranças femininas passaram por isso que eu estava sentindo, então foi um momento de conforto e de segurança de que as coisas dariam certo. Nos recomendaram um livro – Faça Acontecer -, e aí percebi que é uma coisa mundial a mulher ter que o tempo todo provar seu valor e estar sempre duvidando de si mesma, uma vez que nossa capacidade está sempre sendo colocada a prova. Assim, percebi que minhas inseguranças vinham muito dessa realidade machista mundial e não de incapacidade minha”.

Maria Eduarda – Diretora Presidente

 

Através da abertura para o debate, rodas de conversa, eventos e, claro, medidas práticas de inclusão e diversidade, podemos ver o quão importante essa pauta é para incentivar e fornecer apoio às mulheres que aspiram cargos de liderança. Demonstra-se, assim, a importância de fomentar continuamente esses momentos.

E você? Já parou para pensar em quantas mulheres na liderança conhece? Para saber mais sobre o assunto, clique aqui e aqui