Diversidade nas empresas e Mulheres na liderança

Diversidade nas empresas e Mulheres na liderança

Uma empresa diversa é uma empresa composta de pessoas de diferentes gêneros, formações, etnias, visões e afins. No mundo de hoje, ser diverso é uma característica essencial na busca pela igualdade, além de ser um fator influenciador direto do sucesso. Felizmente, cada vez mais estamos acostumados a ter mulheres inseridas nesse meio e ocupando cargos de liderança. 

Antigamente, porém, o cenário era oposto. Cabia à mulher apenas o papel de cuidar da casa, dos filhos e do marido. No Brasil, leis de proteção às mulheres no ambiente de trabalho só foram surgir em 1943, com a atualização da Consolidação das Leis do Trabalho que restringe atividades noturnas, insalubres e perigosas. A partir daí, no século XX, a mulher passou a ocupar cargos auxiliares nas empresas – como o de secretária – e pouco a pouco foi conquistando seu espaço e a inserção na política, em 1970. 

É claro que a medida que essa inserção foi aumentando, ficamos mais acostumados a ver mulheres ocupando cargos de liderança, antes permitidos apenas aos homens. Esse cenário, porém, ainda está longe de ser ideal: Uma pesquisa do IBGE de 2018 mostrou que mulheres recebem ¾ do que homens recebem, mesmo que de forma geral atinjam um nível superior maior ao dos homens – com um indicador de 37,9% a mais no quesito “ensino superior completo”. Quanto à presença delas em cargos de liderança, vemos que 60,9% dos cargos gerenciais são ocupados por homens e 39,1% por mulheres, em todas as faixas etárias (dados de 2016). 

Uma outra pesquisa, da Organização Internacional do Trabalho, mostrou que a diversidade de gênero pode influenciar no crescimento dos lucros em até 20%. A maior parte dos entrevistados indicou que ao adotar políticas de diversidade puderam perceber um aumento significativo em seus lucros (entre 5% e 20%); Para 57% das empresas, inclusive, ter uma maior participação feminina facilitou a atração e retenção de talentos e melhorou a criatividade e a inovação. 

Por fim, investir na diversidade, como visto anteriormente, traz diversas vantagens: maior abertura de oportunidades, inovação, aumento dos lucros e retenção de talentos. Além disso, também contribui para uma boa construção da imagem da marca – livre de preconceitos e que abraça as diferenças. É importante que essa diversidade não seja apenas um plano, mas algo aplicado no dia a dia da empresa, a fim de se tornar natural e valorizada. 

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Gabriela Zardini – Assessora de Produção de Conteúdo