A importância da resiliência na vida profissional

A importância da resiliência na vida profissional

Derivada do latim resilire, que significa voltar atrás, a palavra resiliência diz respeito à capacidade de um indivíduo de se adaptar a mudanças e superar dificuldades. Sendo uma característica tão importante nas demais esferas da vida, não é estranho que o seja também na vida profissional.

Em meio ao trabalho, passamos por uma grande quantidade de situações adversas. Pressões das mais variadas, prazos, desentendimentos com os demais colaboradores, tudo isso pode ocorrer – e ocorre – em todas as empresas.

Sendo estes desafios tão comuns ao dia a dia empresarial, faz sentido que as organizações valorizem tanto quem tem a capacidade de passar por eles e se recuperar rapidamente, mantendo-se produtivo.

No entanto, a resiliência profissional não é uma habilidade que pode ser resolvida de uma hora para outra, simplesmente tendo o propósito de não se abalar com o dia a dia estressante no trabalho. É uma competência, portanto, precisa de tempo para ser desenvolvida, tanto dentro do trabalho quanto fora dele, na vida pessoal.

Trabalhando-se diariamente os mais diversos aspectos da vida pessoal, é possível aproximar-se um pouco mais da capacidade de resiliência, tanto pessoal quanto profissional. Alguns desses aspectos são:

  1. Autoconfiança

Tendo-se confiança na sua capacidade de resolução de problemas, nas suas habilidades e suas qualidades, é intuitivo que se consiga estar mais motivado e disposto a continuar solucionando problemas, mesmo após ter passado por um momento de tensão. 

  1. Amizade

Amigos ajudam-nos a passar por momentos difíceis, emprestando-nos um pouco de sua própria resiliência ao nos oferecer ouvidos para desabafar ou nos dando a certeza de que estão lá para o que precisarmos. É um dos motivos pelos quais ter amizades no ambiente de trabalho é essencial.

  1. Emoções

A capacidade de resiliência está diretamente ligada a um controle saudável das emoções. É essencial não suprimi-las, mas saber, por exemplo, quando uma explosão de raiva não irá ajudar, apenas atrapalhar, e tomar o tempo para se afastar um pouco da tarefa que causa raiva e praticar alguns exercícios de respiração.

É essencial frisar que a resiliência não diz respeito a se manter em uma condição estressante a ponto de ser prejudicial à saúde, mas a saber lidar com situações cotidianas adversas. A saúde deve ser prioridade.

Uma característica importante do ambiente de trabalho que pode ajudar os colaboradores a desenvolver essa capacidade de forma saudável é um bom clima organizacional. Quer ler um pouco mais sobre a importância e relevância dele no dia a dia empresarial? Clique aqui!