O que é rotação de cargos e 5 efeitos positivos

O que é rotação de cargos e 5 efeitos positivos

À medida que as empresas de hoje vão se modernizando, as estratégias utilizadas para seu crescimento e desenvolvimento de seus colaboradores também vão evoluindo. Dessa forma, uma estratégia que não faria sentido no contexto de vinte anos atrás passa a ser valiosa. O job rotation é um excelente exemplo disso.

Uma técnica que tem se consolidado e se popularizado ao longo dos anos, o job rotation, ou rotação de cargos, consiste numa dinâmica em que o colaborador participa de uma espécie de rodízio de cargos. Assim, ele se familiariza com diferentes setores da organização ao longo do tempo.

À primeira vista, pode parecer uma perda de tempo: afinal, por que desperdiçá-lo introduzindo o indivíduo a diferentes áreas quando ele poderia estar utilizando esse mesmo tempo para trabalhar na área em que tem mais habilidade? Há diversos motivos pelos quais a rotação de cargos, ao contrário de ser um desperdício, é muito benéfico. Exploraremos cinco deles a seguir.

         1. Diminui a monotonia do colaborador

Mesmo estando em uma função em que seja bom e que o agrade, é muito possível que um funcionário, cedo ou tarde, se sinta entediado ao desempenhar as mesmas tarefas dia após dia. A rotação de cargos pode ajudar na medida em que o introduz a novas funções. Com maior aprendizado e novas perspectivas, o problema da monotonia de um único cargo é abrandado ou até mesmo resolvido, e a produtividade aumenta.

         2. Novas visões da empresa

Ao conhecer, na prática, o que os outros membros da empresa fazem, o colaborador tem acesso a uma visão mais sistêmica e mais ampla da organização. Isso o permite tomar decisões mais certeiras e trabalhar tendo como fim um resultado ainda melhor para todos.

         3. Melhor formação do indivíduo

As experiências distintas, algumas fáceis, outras mais desafiadoras, colaboram para a preparação do colaborador. Ao sair da zona de conforto e testar coisas novas, ele se torna mais apto a pensar fora da caixa e mais pronto a tomar decisões frente a dificuldades e obstáculos.

         4. Melhor orientação e disposição de cargos

Quando uma pessoa pode conhecer todas as áreas da organização em que trabalhará, lhe é possível também se conhecer e ter certeza, na prática, do que faz de melhor. Assim, pode até mesmo descobrir que é bom e gosta de uma tarefa que até então não havia considerado desempenhar. 

         5. Menor taxa de turnover

Com tantos benefícios para o funcionário, é intuitivo que a empresa também seja positivamente influenciada. Afinal, se o empregado está satisfeito, é menos provável que se retire; com menos pessoas saindo da organização, a taxa de turnover, que deve ser mantida o mais baixa possível, também cai. O turnover é a taxa de colaboradores que saem da empresa, e deve ser mantida baixa porque introduzir alguém novo à cultura e ao dia a dia da empresa é custoso e trabalhoso.

Embora não deva ser empregada sem planejamento e cuidado, a estratégia de rotação de cargos pode ser muito útil para ajudar a alavancar o crescimento de uma organização e de seus empregados. 

Quer conhecer outras estratégias para melhorar o bem estar dos indivíduos na empresa? Leia um pouco sobre gestão horizontal!