O relacionamento interpessoal e a vivência empresarial

O relacionamento interpessoal e a vivência empresarial

Em nosso último texto, ressaltamos a diferença que faz ter bons relacionamentos com outras pessoas que estão dentro do ambiente de trabalho, auxiliando até mesmo no desenvolvimento da capacidade de resiliência. Mas ter uma relação saudável com os demais colaboradores, por si só, é de grande importância para uma vivência empresarial positiva.

As interações cultivadas entre os indivíduos que compartilham um mesmo espaço de trabalho podem ser influenciadas por diversas outras variáveis desse ambiente. O clima organizacional, a capacidade de comunicação entre as pessoas e entre os diferentes setores, a satisfação geral do colaborador – tudo isso pode alterar a forma como se interage, para melhor ou para pior. Isso é apenas mais um dos motivos pelos quais se deve estar atento a todos esses indicadores.

Além disso, a importância de que essas relações sejam positivas torna-se ainda mais nítida em momentos críticos, como necessidade de resolução de problemas e trabalho em equipe. Quando os membros da organização não têm a habilidade de se comunicar e se alinhar facilmente, o desempenho diante de uma questão a ser resolvida é pior do que o desejado.

O networking, o cultivo de uma rede de relacionamentos e contatos, também está intrinsecamente ligado ao bom convívio empresarial. Sendo extremamente valorizado hoje em dia, essa prática não pode ser desenvolvida sem que se procure manter interações positivas com os demais colaboradores.

No entanto, as relações positivas numa organização não são sinônimo de “engolir sapos” quando se é tratado mal ou até mesmo explorado; afinal, bons relacionamentos não são unilaterais. Aqui estão algumas dicas de como desenvolvê-los:

1. Seja formal e cordial

Afinal, o ambiente em que se está é o local de trabalho. Embora existam empresas que se esforcem para tornar o ambiente mais descontraído, essa é uma dinâmica que nem sempre é aplicada. Procure estar de acordo com o comportamento incentivado na empresa.

2. Saiba estabelecer seus próprios limites

Embora seja importante saber relevar maus entendimentos pontuais, não vale a pena “engolir sapos” frequentemente por pessoas que não têm intenções de tratar positivamente os demais. Isso pode até mesmo prejudicar a saúde mental, tornando péssima e nada proveitosa a vivência empresarial.

3. Trabalhe suas emoções

É importante ter um bom autoconhecimento das próprias emoções e trabalhá-las constantemente. Afinal, quando isso não ocorre, o relacionamento com o restante da equipe fica prejudicado, levando a uma piora no desempenho de todos os envolvidos.

Como vimos, bons relacionamentos profissionais com os outros membros da empresa faz toda a diferença na maneira como se vive a rotina de trabalho. Como ressaltamos anteriormente, uma variável que faz toda a diferença nesse processo é o clima organizacional. Que tal aprender um pouco mais sobre como ele influencia nas relações?