Recrutamento preditivo: benefícios e como implementá-lo

Recrutamento preditivo: benefícios e como implementá-lo

Apesar do cenário atual de facilitação do envio de currículos online para diversas empresas, um grande desafio ainda enfrentado pelo setor de Recursos Humanos é como garantir que o melhor profissional será contratado para a vaga disponível em uma empresa. Diante dessa dificuldade, o recrutamento preditivo é uma ferramenta muito valiosa nos processos de recrutamento e seleção de novos talentos, pois permite a triagem de currículos de maneira eficiente, através de algoritmos e parâmetros de seleção pré-estabelecidos, e possibilita a previsão comportamental de cada candidato.

O recrutamento preditivo é um modelo de recrutamento que se baseia na análise preditiva e que otimiza os processos seletivos das empresas. Essa estratégia de gestão de pessoas utiliza o People Analytics para a coleta e a análise de dados dos candidatos, avaliando seus perfis e o seu fit cultural. O principal objetivo dessa avaliação é garantir que os profissionais contratados sejam realmente adequados à vaga proposta, estejam alinhados com a cultura organizacional da empresa e se adequem aos seus valores.

Nesse sentido, os principais benefícios da implementação de um recrutamento preditivo são a possibilidade de tomadas de decisão mais estratégicas (baseadas em dados objetivos e concretos), a contratação de talentos mais adequados às vagas, a seleção de competências que ajudarão no aumento da performance da equipe, o aumento da frequência e da agilidade das contratações e a redução do turnover da empresa. Mas, sabendo os inúmeros benefícios do recrutamento preditivo, o que deve ser feito para implementá-lo de maneira eficaz?

  • Adote um software de RH: para que o recrutamento preditivo possa ser aplicado, é necessária uma plataforma tecnológica responsável pela análise dos dados de cada candidato e pela triagem dos currículos. É muito importante que os colaboradores da empresa passem por uma capacitação sobre o uso da plataforma adotada, para que ela seja utilizada de maneira correta.
  • Ofereça programas de desenvolvimento profissional e pessoal: o processo de recrutamento preditivo é facilitado quando a empresa informa aos seus candidatos todas as capacitações e treinamentos que ela oferece para os seus colaboradores, assim como o plano de carreira e de desenvolvimento profissional, que são muito valorizados pelos profissionais atualmente. Adotar essa estratégia é uma forma de filtrar a seleção para aqueles candidatos que realmente buscam esse desenvolvimento na empresa.
  • Invista no employer branding: é essencial que a empresa busque consolidar uma imagem positiva no mercado de trabalho. Divulgar a cultura organizacional e oferecer cursos, palestras e capacitações gratuitas são formas de uma empresa melhorar a sua imagem, atraindo mais talentos e permitindo que os candidatos que buscam a vaga disponível realmente conheçam os valores da organização e se alinhem com eles.

O mercado de trabalho atual é extremamente competitivo e exige que os negócios tenham a capacidade de contratar os melhores profissionais, que condizem com a sua cultura organizacional e que contribuam efetivamente no seu crescimento e na sua produtividade. Portanto, o recrutamento preditivo é uma técnica muito importante para o sucesso de uma empresa, porque permite um processo de recrutamento e seleção mais efetivo e um RH mais estratégico.

 

Quer saber mais sobre o People Analytics e como ele pode ser aplicado? Confira o nosso texto!

 

Escrito por: Júlia Haueisen Pinheiro, Assessora de Conteúdo.