A importância da análise do fit cultural

A importância da análise do fit cultural

A preocupação com o fit cultural dos candidatos é um dos fatores que permeiam os processos de recrutamento e seleção de uma empresa, na medida em que o alinhamento dos valores de um colaborador com a cultura organizacional do ambiente no qual ele trabalha é um dos principais impulsionadores do rendimento e do sucesso de um negócio.

Em suma, o fit cultural é a capacidade de adaptação à cultura e aos valores de uma organização específica. Um profissional que possui um bom fit cultural é aquele se encaixa bem na empresa que trabalha, compartilhando dos mesmos valores e comportamentos que são valorizados no seu ambiente de trabalho. Nesse sentido, contratar profissionais que se alinham à cultura organizacional é extremamente benéfico para as empresas, pois colaboradores que sintonizam e se identificam com os valores do seu trabalho executam suas tarefas de forma mais eficiente e motivada, além de terem um sentimento mais forte de pertencimento à organização, o que leva a uma redução da taxa de turnover.

Portanto, avaliar o fit cultural dos candidatos em um processo seletivo, com o objetivo de reconhecer profissionais que estão alinhados com os propósitos da empresa, é uma importante estratégia de contratação mais assertiva. Mas quais medidas devem ser tomadas para analisar o fit cultural de um candidato?

  • Estabeleça os valores da sua empresa: o primeiro passo antes de avaliar o fit cultural de um candidato é estabelecer de forma clara e entender a cultura da própria empresa, pois a cultura organizacional bem estabelecida é imprescindível para selecionar os valores que devem ser observados e valorizados nos candidatos.
  • Defina metas: estabelecer objetivos que se deseja alcançar é tão importante quanto conhecer os seus valores atuais, pois permite analisar os candidatos que possuem um perfil adequado para desenvolver esses valores em prol das metas buscadas.
  • Realize uma entrevista comportamental: usar entrevistas que se baseiam em perguntas para a identificação de como o candidato se comporta em diferentes situações e para a avaliação das suas competências permite analisar se ele possui um perfil adequado a um cargo específico ou à empresa como um todo.
  • Mapeie o perfil comportamental dos candidatos: ferramentas tecnológicas de mapeamento comportamental são fontes valiosas de informações sobre as pessoas, como elas se comportam em situações específicas e seu perfil comportamental como profissional.
  • Promova dinâmicas em grupo: essas atividades são uma ótima forma de avaliar o fit cultural de um candidato em um processo seletivo, pois permitem analisar como cada sujeito se comporta diante das situações e problemáticas propostas, assim como a forma que eles estabelecem o diálogo entre si e se relacionam como equipe.

Logo, analisar o fit cultural dos candidatos e incluir essa estratégia nos processos de recrutamento e seleção são técnicas extremamente importantes para empresas que buscam contratações mais assertivas e eficientes, e que procurem profissionais que contribuam mais para o crescimento da organização.

 

Gostou das nossas dicas? Acesse o nosso blog e fique por dentro de outros conteúdos relevantes no meio organizacional!

 

Escrito por: Júlia Haueisen Pinheiro, Assessora de Conteúdo.

 

Referências

https://hbr.org/2020/01/the-new-analytics-of-culture