Como estruturar uma gestão horizontal na sua instituição.

Como estruturar uma gestão horizontal na sua instituição.

Algumas empresas mais tradicionais ainda adotam o modelo de gestão vertical, com hierarquias bem definidas por vários níveis de cargos. Os estudos relacionados às gerações e modelos de liderança mostram que esse modelo não é o mais indicado na modernidade, e as novas empresas já optam pelos modelos de gestão horizontal. Para aquelas que utilizam o modelo vertical e querem horizontalizar a gestão existem certos processos que podem auxiliar nesse processo.

 

Porque o modelo vertical não funciona mais?

 

O modelo da gestão vertical é pautada na ideia de respeito e submissão, de forma que quem está embaixo obedece as ordens que vem de cima, geralmente sem questioná-las ou entende-las, apenas seguindo o protocolo imposto, já que teoricamente quem ocupa o cargo nível acima possui mais conhecimento e instrução, sendo responsável pelas decisões e comando de toda aquela cadeia de “funcionários” abaixo.

 

No texto sobre conhecimento e história de vida das pessoas podemos entender melhor como somos seres complexos carregados de vivências e experiências que nos tornam únicos e especiais de certa forma. Se pegarmos essa teoria como ponto de partida podemos entender melhor como o modelo vertical pode se tornar problemático, já que em vez de reunir um time colaborativo para explorar novas ideias, pontos de vista e perspectivas sobre uma mesma situação, doutrinamos uma série de pessoas para seguir uma cadeia de comando em que apenas uma ou duas pessoas elaboraram um processo e as pessoas abaixo seguem o que foi planejado.

Observando do outro lado, quanto mais alto o cargo, maior a sobrecarga e as chances de erro e frustração, já que além da responsabilidade de certificar que tudo está saindo como o planejado, a culpa e as consequências de um erro podem recair sobre aqueles envolvidos na tomada de decisão.

 

As novas gerações possuem muita facilidade com acesso a informações e querem liberdade para poderem criar e aplicar tudo que aprendem, além de sentir que pertencem à instituição. Com o modelo horizontal isso se torna mais palpável, já que as responsabilidades e reconhecimento são melhor distribuídos, pois não há tantos níveis de hierarquia, e sim times e grupos responsáveis por determinados setores da empresa, que trabalham, pensam e se unem para resolver situações.

 

Como aplicar um modelo horizontal na sua empresa

 

De forma gradual, comece a incluir cada vez mais os seus colaboradores na tomada de decisões da empresa. Mas antes disso, o gestor tem que entender que a forma de trabalho não será mais centralizadora, e sim, colaborativa. Com isso será mais fácil incluir o resto do time de forma otimizada nos processos: solicitando feedbacks, opiniões e formas de abordar um problema. Tudo isso despertará a sensação de dono nos colaboradores, já que eles terão que pensar de forma criativa e cada vez mais espontânea no cotidiano, pois fará parte de seu trabalho intervir e participar, em vez de obedecer e se limitar ao solicitado. De forma geral, o colaborador passa de uma pessoa passiva para uma ativa, sendo mais uma pessoa para identificar e resolver problemas e situações.

Ezio Laurenti Neto – Assessor de Mídias