A importância de um bom clima organizacional para sua empresa.

A importância de um bom clima organizacional para sua empresa.

Com o avanço da psicologia organizacional, novas ferramentas para otimização de resultados surgiram. Dessa maneira, iniciou-se a observação e intervenção em fatores que prejudicavam os resultados das empresas. Nesse texto, busca-se falar sobre a importância da otimização do clima organizacional e uma das melhores ferramentas para identificar déficits atualmente, a pesquisa organizacional.

O que é uma pesquisa de clima organizacional?

Se trata de uma ferramenta que visa observar a percepção dos funcionários para com o ambiente da empresa, propondo uma reflexão sobre o dia a dia do funcionário, práticas corporativas, além aspectos positivos e negativos no geral. Igualmente, são utilizadas métricas que irão definir prioridade e impacto de aspectos observados. Vale lembrar que a pesquisa também tem como objetivo analisar a forma como a liderança é exercida, o alinhamento dos funcionários para com os objetivos da organização e o engajamento das equipes.

 

Por que um bom clima é importante na sua empresa?

Como é de se imaginar, qualquer alteração benéfica no ambiente que aumente os resultados consequentemente também irá alterar o faturamento da empresa. Diante disso é importante pensar se as coisas estão funcionando da melhor forma possível para uma boa manutenção do ambiente organizacional. Muitas vezes falhas graves como inexistência da cultura de feedback podem provocar perdas significativas ou até mesmo afetar a integridade da sua empresa.

 

Quais os ganhos?

Os ganhos são inúmeros porém pode-se citar como principais:

Atração de talentos

Uma empresa com um bom clima organizacional tende a ser atrativa para profissionais externos. Tal atratividade implica em uma possibilidade muito superior de contratação de talentos que resultarão em aumento do faturamento.

Produtividade

Automaticamente, com a otimização de processos, tanto os resultados quanto a produtividade serão muito superiores, sem deixar que haja perda na qualidade requerida.

Rotatividade

Um bom ambiente de trabalho cria as condições ideais para que o funcionário pense em uma carreira dentro da empresa. Consequentemente, o turnover, em dos principais problemas de muitas empresas, tende a ser diminuído.

Competitividade

Um bom engajamento no ambiente de trabalho pode proporcionar uma competitividade saudável entre funcionários. Exemplos como a Gamificação são ótimas fontes de motivação e desenvolvimento.

 

A RH Jr. tem em sua carta de serviços a Pesquisa de Clima Organizacional. Ficou interessado? Marque um diagnóstico gratuito!

 

Rafael Silva – Assessor de criação de conteúdo.