Diminuir a carga horária de trabalho aumenta a produtividade?

Diminuir a carga horária de trabalho aumenta a produtividade?

A diminuição da carga horária de trabalho é um fenômeno cada vez mais comum, principalmente em países desenvolvidos, e é utilizada como uma estratégia para o aumento da produtividade das empresas.

 

Em 2018, uma empresa da Nova Zelândia reduziu a carga horária de trabalho de todos os seus funcionários sem realizar cortes nos seus salários. Foi observado um aumento na produtividade da maioria dos trabalhadores, além da redução dos níveis de estresse na equipe. Outras instituições em diversos países estão adotando a mesma estratégia, como é o caso da cidade de Gotemburgo na Suécia.

 

Nesse sentido, analisando o cenário internacional, é possível perceber os possíveis benefícios trazidos pela redução da carga horária de trabalho, sendo eles:

 

  • Aumento da produtividade.
  • Redução de erros e acidentes no trabalho.
  • Redução de estresse e sofrimento mental dos trabalhadores.
  • Aumento do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

 

Como uma empresa de consultoria em Recursos Humanos, ressaltamos como a adoção dessa estratégia no nosso país pode ser extremamente benéfica para o bem-estar físico e mental dos trabalhadores e sua qualidade de vida, para a produtividade da empresa e para a qualidade dos serviços oferecidos. 

 

Portanto, essa nova mudança no mercado de trabalho que vem sendo observada em países desenvolvidos produz melhorias nos âmbitos dos empregados, dos empregadores e das empresas como um todo, sendo uma tendência a ser observada e cada vez mais adotada.

 

Gostou do nosso conteúdo? Acesse o nosso blog para se atualizar sobre outros temas relevantes na área de Recursos Humanos.

Escrito por: Júlia Haueisen Pinheiro, trainee

 

Referências

https://www1.folha.uol.com.br/seminariosfolha/2018/12/jornada-de-trabalho-mais-curta-e-saida-para-enfrentar-o-sumico-de-vagas.shtml

 

https://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Vida/noticia/2015/10/jornada-de-trabalho-reduzida-pode-aumentar-produtividade.html