Turnover: o que fazer para evitá-lo?

Turnover: o que fazer para evitá-lo?

O turnover se refere à taxa de rotatividade de funcionários de uma empresa e, portanto, é um indicador do número de colaboradores que saem de uma organização dentro de um período preestabelecido. Apesar da rotatividade de funcionários dentro de uma empresa ser, até certo ponto, benéfico para o negócio por permitir a atração de novos talentos, uma alta taxa de turnover implica na queda da produtividade e da lucratividade da organização.

Várias podem ser as causas do alto turnover em uma empresa, como administração e infraestrutura inadequadas, descrições dos cargos incompatíveis com a realidade, salários abaixo da média, rotinas muito rígidas, ambiente hostil, entre outros. Funcionários que não se sentem motivados em relação às suas tarefas e não se sentem confortáveis no seu ambiente de trabalho, eventualmente, buscam por novos empregadores que lhes forneçam mais benefícios e melhores perspectivas de carreira.

Diante disso, reduzir a rotatividade profissional e garantir que grandes talentos se mantenham no seu negócio é um grande desafio enfrentado por departamentos de Recursos Humanos. Mas o que pode ser feito para evitar o turnover da sua empresa?

  • Invista em um bom clima organizacional;
  • Desenvolva um bom plano de carreira para os funcionários;
  • Ofereça uma política de benefícios;
  • Implemente uma cultura de feedback;
  • Invista na comunicação interna e na cultura de diálogo;
  • Promova treinamentos de liderança;
  • Promova treinamentos para os colaboradores;
  • Implemente uma rotina de trabalho mais flexível.

Empresas que se dedicam e investem na motivação e no bem-estar dos seus funcionários têm maior sucesso no mercado de trabalho, pois conseguem reduzir as suas taxas de turnover e, consequentemente, manter talentos valiosos com mais eficiência na sua organização, permitindo a maior produtividade, inovação e lucratividade do negócio.

 

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Escrito por: Júlia Haueisen Pinheiro, Assessora de Conteúdo.