As 6 qualidades essenciais de uma empresa de sucesso

Para que uma empresa seja atrativa no mercado, tanto para conseguir bons colaboradores quanto para conseguir parceiros e muitos clientes, é necessário que ela tenha uma imagem externa muito boa. Mas antes vamos à primeira dúvida: o que é imagem externa? A imagem externa é como as pessoas, que não estão trabalhando diretamente com você, te enxergam. Conhece aquela velha expressão: a primeira impressão é a que fica? Pode esquecer ela! Qualquer um pode mudar a impressão do mercado sobre sua empresa se fizer da maneira correta.

 WhatsApp Image 2018-04-22 at 19.45.10

Agora vamos a outra dúvida: de quais maneiras posso garantir uma boa imagem externa? Além de um bom processo de marketing é necessário que sua empresa transmita confiança, que mostre um trabalho de qualidade. Aqui vão algumas dicas essenciais para que isso possa ser feito na sua empresa:

  1. Planejamento: Para que todos os processos de sua empresa ocorram bem e para que qualquer problema possa ser resolvido sem danos grandes ao seu cliente, de maneira que piore sua imagem ou sua confiança, é imprescindível um bom planejamento de tudo que é feito na sua empresa. Planeje cada etapa do que é feito, desde os processos internos até os processos da execução do serviço ou produção do produto para o cliente. Para que um bom planejamento seja feito você precisa mapear os processos de cada área e o tempo gasto em cada um e assim prever e antecipar atrasos ou problemas.
  2. Mapeamento dos processos: Para que haja uma boa organização e planejamento dentro de uma empresa é importante ter documentado todos os processos. Como isso pode ser feito? Com uma boa descrição de todos os cargos da empresa. Tendo o trabalho de cada um bem definido pode-se fazer um bom planejamento, saber quem está sobrecarregado ou com pouco trabalho, quem é a melhor pessoa para ocupar aquele cargo ajudando assim em uma boa contratação, além de ser mais fácil de definir onde pode estar algum problema que sua empresa enfrenta.
  3. Ética e Transparência: Essas duas características estão juntas pois não se pode aplicar uma sem aplicar a outra. Na sociedade brasileira atualmente, com as descobertas diárias de corrupção por parte de muitas empresa, é de extrema importância que a sua empresa mostre que todas as suas ações são corretas, cumpre com o que se compromete a fazer e que todos (de clientes a trabalhadores) vão estar por dentro do que acontece na empresa. Tendo e mostrando essas duas características, a confiança na sua empresa tende apenas a aumentar.
  4. Benefícios: Para que um bom trabalho seja feito dentro da sua empresa, haja engajamento por parte dos trabalhadores, e menos rotatividade, não se pode apenas apenas cobrar, é preciso que tenha um incentivo a um bom trabalho. Esse incentivo é diferente para cada empresa e cultura, mas ele demonstra que seus trabalhadores são importante e valorizados. Isso atrairá mais pessoas para entrarem na empresa e melhorará sua imagem como uma empresa que valoriza o seu recurso mais valioso: pessoas. Esses benefícios podem ser treinamentos, por exemplo, que capacitem seus colaboradores, visando um crescimento individual como empresarial.
  5. Cultura forte: Uma cultura empresarial forte facilita o trabalho de todos e ajuda na hora de contratar as pessoas certas para sua empresa. Você sabe o que é cultura? É tudo aquilo que se pratica dentro da empresa e é repetido pelos trabalhadores. Sendo assim, com uma cultura forte, é possível também saber onde melhorar ou o que modificar para que sua empresa sempre cresça.
  6. Foco nos Recursos Humanos: O que constitui, faz funcionar e é a base de sua empresa são as pessoas que ali trabalham. Por isso é necessário que toda empresa tenha políticas e ações voltadas para a qualidade de vida enquanto no ambiente de trabalho desses trabalhadores. Treinamentos, bons feedbacks, bom clima empresarial, entre outras ações, são o que definirá um bom trabalho e uma boa entrega de produtos ou serviços de uma empresa.

Aplicando cada uma dessas dicas sua empresa terá uma imagem melhor, clientes mais satisfeitos, trabalhadores mais engajados e irá crescer cada vez mais. O que está esperando? Se esses pilares ainda não fazem parte de seu dia a dia, vamos começar a mudança hoje!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *