Conheça 12 tipos de arquétipos empresariais.
Iremos abordar ao longo do texto um conceito chamado arquétipo. Sua origem se dá na psicologia analítica de Carl Gustav Jung em 1919. Com o passar do tempo houveram adaptações que permitiram que tal conceito fosse utilizado para observar e definir padrões na forma de determinada empresa trabalhar.
Os arquétipos
Os arquétipos no ambiente empresarial são de uma importância, pois não ditam apenas a forma de trabalhar da empresa, mas também o nicho de clientes que se alinhem ao arquétipo. Pode-se dizer que arquétipos são imagens primordiais, construídas pela cultura regional e familiar.
Os arquétipos são divididos em 4 grupos caracterizados por 4 impulsos dos seres humanos. Os grupos e seus respectivos arquétipos são:
1. Maestria/Risco
Compreende pessoas que buscam ser notadas, fazer a diferença e serem notados, têm obstinação suficiente pelas suas metas mesmo que precisem quebrar regras.
- Herói – Caracterizado pela força e coragem em sua busca ao que desejam. Tentam provar sua competência por atos grandiosos e destaque. Um exemplo de tal arquétipo seria a Nike.
- Fora da lei – Sua principal característica é não seguir as regras e ter um espírito livre, buscam inspirar outras pessoas estimulando-as a romper seus limites quebrando as regras. Temos como exemplo de tal comportamento a Harley Davidson.
- Mago – Buscam a sabedoria na compreensão de fenômenos pela ótica da religião, tecnologia e ciência. Tende a ser um perfil que busca controlar bem seus resultados por meio de manipulação. Pode-se exemplificar a Red Bull nesse perfil.
2. Independência e auto-realização
É um grupo com comportamento mais cauteloso e reflexivo, se mostrando passivos em diversas ocasiões.
- Inocente – Tendem a ser otimistas e fraternais, por serem mais acomodados, também costumam não gostar de mudanças. Exemplo a Coca Cola.
- Sábio – Buscam sempre a ótica do conhecimento para se fortalecerem e tendem a desenvolver tal conhecimento exclusivamente para fortalecimento próprio. O principal anseio desse arquétipo é a verdade. Um bom exemplo seria o Itaú.
- Explorador – Costuma se arriscar e apostar em inovações sejam de mercado ou corporativas, busca uma fuga do padrão e como exemplo tem-se a Heineken.
3. Pertença/Grupo
A característica desse grupo tende a ser a necessidade de se sentir encaixado e pertencente a determinado grupo.
- Bobo da corte – Seu maior objetivo é diversão ignorando os julgamentos e sem se prender a modelo social, busca de forma desenfreada a aceitação. Exemplo seria a Skol.
- Cara comum – Também busca pertencer a um grupo, porém tende ao máximo se adequar a tal grupo para que seja aceito, não busca destaque, apenas ser igual. Exemplo da Hering.
- Amante – Assim como anterior busca ser aceito, porém a relação se da de forma muito mais intensa de forma a adaptar-se para ser amado, se preocupa muito com sua imagem. A Chanel retrata bem tal arquétipo.
4. Estabilidade/Controle
Quanto a tal grupo o nome define bem, todos desse grupo amam ter controle e poder em mãos.
- Criador – Busca a criatividade para obter o controle, sempre apostando em inovações e buscando otimizar resultados, a Lego expressa bem esse arquétipo.
- Prestativo – Se expressa por compaixão e hospitalidade, se coloca no lugar das pessoas para se sentir como elas, repudiam o egóismo e a ingratidão. Exemplo da empresa Prudential.
- Governante – Costumam ser líderes natos e buscar guiar o grupo, demandam mostrar a seus consumidores que eles que estão na liderança. Exemplo da BMW.
Assim, pode-se notar que os arquétipos não apenas são úteis pra cultura da empresa como também se mostram essenciais no momento de realizar a captação dos seus leads. Diante disso, a empresa tem que buscar cumprir ações e atitudes que visam a atenção dos seus leads.
Rafael Silva – Assessor de produção de conteúdo.