Conheça 12 tipos de arquétipos empresariais.

Conheça 12 tipos de arquétipos empresariais.

Iremos abordar ao longo do texto um conceito chamado arquétipo. Sua origem se dá na psicologia analítica de Carl Gustav Jung em 1919. Com o passar do tempo houveram adaptações que permitiram que tal conceito fosse utilizado para observar e definir padrões na forma de determinada empresa trabalhar.

Os arquétipos

Os arquétipos no ambiente empresarial são de uma importância, pois não ditam apenas a forma de trabalhar da empresa, mas também o nicho de clientes que se alinhem ao arquétipo. Pode-se dizer que arquétipos são imagens primordiais, construídas pela cultura regional e familiar.

Os arquétipos são divididos em 4 grupos caracterizados por 4 impulsos dos seres humanos. Os grupos e seus respectivos arquétipos são:

1. Maestria/Risco

Compreende pessoas que buscam ser notadas, fazer a diferença e serem notados, têm obstinação suficiente pelas suas metas mesmo que precisem quebrar regras.

  • Herói – Caracterizado pela força e coragem em sua busca ao que desejam. Tentam provar sua competência por atos grandiosos e destaque. Um exemplo de tal arquétipo seria a Nike.
  • Fora da lei – Sua principal característica é não seguir as regras e ter um espírito livre, buscam inspirar outras pessoas estimulando-as a romper seus limites quebrando as regras. Temos como exemplo de tal comportamento a Harley Davidson.
  • Mago – Buscam a sabedoria na compreensão de fenômenos pela ótica da religião, tecnologia e ciência. Tende a ser um perfil que busca controlar bem seus resultados por meio de manipulação. Pode-se exemplificar a Red Bull nesse perfil.

2. Independência e auto-realização

É um grupo com comportamento mais cauteloso e reflexivo, se mostrando passivos em diversas ocasiões.

  • Inocente – Tendem a ser otimistas e fraternais, por serem mais acomodados, também costumam não gostar de mudanças. Exemplo a Coca Cola.
  • Sábio – Buscam sempre a ótica do conhecimento para se fortalecerem e tendem a desenvolver tal conhecimento exclusivamente para fortalecimento próprio. O principal anseio desse arquétipo é a verdade. Um bom exemplo seria o Itaú.
  • Explorador – Costuma se arriscar e apostar em inovações sejam de mercado ou corporativas, busca uma fuga do padrão e como exemplo tem-se a Heineken.

3. Pertença/Grupo

A característica desse grupo tende a ser a necessidade de se sentir encaixado e pertencente a determinado grupo.

  • Bobo da corte – Seu maior objetivo é diversão ignorando os julgamentos e sem se prender a modelo social, busca de forma desenfreada a aceitação. Exemplo seria a Skol.
  • Cara comum – Também busca pertencer a um grupo, porém tende ao máximo se adequar a tal grupo para que seja aceito, não busca destaque, apenas ser igual. Exemplo da Hering.
  • Amante – Assim como anterior busca ser aceito, porém a relação se da de forma muito mais intensa de forma a adaptar-se para ser amado, se preocupa muito com sua imagem. A Chanel retrata bem tal arquétipo.

4. Estabilidade/Controle

Quanto a tal grupo o nome define bem, todos desse grupo amam ter controle e poder em mãos.

  • Criador – Busca a criatividade para obter o controle, sempre apostando em inovações e buscando otimizar resultados, a Lego expressa bem esse arquétipo.
  • Prestativo – Se expressa por compaixão e hospitalidade, se coloca no lugar das pessoas para se sentir como elas, repudiam o egóismo e a ingratidão. Exemplo da empresa Prudential.
  • Governante – Costumam ser líderes natos e buscar guiar o grupo, demandam mostrar a seus consumidores que eles que estão na liderança. Exemplo da BMW.

Assim, pode-se notar que os arquétipos não apenas são úteis pra cultura da empresa como também se mostram essenciais no momento de realizar a captação dos seus leads. Diante disso, a empresa tem que buscar cumprir ações e atitudes que visam a atenção dos seus leads.

 

Rafael Silva – Assessor de produção de conteúdo.