Você sabe qual é a importância do autoconhecimento em um processo seletivo?

Em um processo seletivo, pode-se dizer que a maioria dos candidatos estão nivelados em relação à sua formação e conhecimentos técnicos. Para se destacar, é muito importante que o candidato mostre algo que o torne diferente dos outros e, ao mesmo tempo, que seja útil para a empresa. Assim, o autoconhecimento traz para o candidato uma maior assertividade na participação em processos seletivos, uma vez que ele passa a conhecer seus pontos fortes e fracos.

Saber quais são as suas qualidades, bem como conhecer seus pontos fracos, te trará maior confiança durante o processo seletivo e, consequentemente, fará com que você se saia melhor. Um candidato que sabe falar sobre suas competências e habilidades com propriedade, e é sincero em relação aos pontos que devem ser melhorados, passa maior confiança e credibilidade ao entrevistador.

entrevista de emprego

Pode não parecer, mas a necessidade do autoconhecimento está presente em todas as etapas de um processo seletivo. Já na confecção do currículo é importante que você saiba quais objetivos, características pessoais e experiências de trabalho mais importantes devem ser adicionadas. Durante a entrevista, você deve estar preparado para responder perguntas pessoais relativas à sua personalidade, competências, além de situações de trabalho em que se destacou. O mesmo vale para dinâmicas, testes, dentre outras etapas de um processo de seleção.

Além disso, é fundamental que você conheça bem seus valores pessoais e objetivos, para que eles estejam coerentes com a missão e valores da empresa a qual você está se candidatando. Esse alinhamento entre vida pessoal e profissional é importante, uma vez que serve como “guia” para que você faça suas escolhas profissionais e não invista energia em um processo seletivo de uma empresa ou um cargo que não tem a ver com você.

É muito importante que você dedique um tempo para se conhecer melhor, observar suas habilidades, reconhecer suas competências e o que precisa desenvolver. Aqui no nosso blog nós já te demos algumas dicas para desenvolver seu autoconhecimento. Se precisar de uma ajuda extra, existem alguns profissionais que podem te ajudar nesse processo como programas de coaching, orientação profissional e até mesmo terapia individual.

 

Gabriella Faria

Pós Júnior da RH Consultoria Júnior – UFMG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *