Você sabe o que pode otimizar uma contratação? Veja aqui estratégias para uma boa seleção!

Seleção é o processo pelo qual uma organização escolhe, de uma lista de candidatos, o que melhor alcança os critérios de seleção para a posição disponível. A importância de recrutamento e seleção de pessoal é vital para a criação e manutenção da empresa, abertura de novas filiais e novos cargos. É necessário que o candidato a ser contratado esteja alinhado e tenha identificação com a cultura da empresa. Por exemplo, uma empresa inovadora selecionará candidatos mais criativos e audaciosos, enquanto uma empresa com estilo mais tradicional selecionará candidatos com características mais conservadoras. O recrutamento e seleção é indicado para saber onde encontrar, como e quem selecionar da melhor forma possível de acordo com o perfil da vaga em aberto e principalmente de acordo com o perfil dos candidatos.

currículo, seleção, contratação, recursos humanos

Definindo o perfil da vaga

Para definir o perfil da vaga da empresa é necessário que esta trace um perfil profissiográfico, que é que consiste em  uma pesquisa dos elementos componentes (humanos, instrumental, ambiental e organizacional) de um trabalho e de sua interação, com objetivo de determinar as condições necessárias a um desempenho adequado. Os elementos componentes do perfil profissiográfico serão traduzidos em competências a serem usadas nas etapas do processo seletivo.

Um método que tem sido muito utilizado é a seleção por competências, que busca avaliar o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que o candidato possui. Esse método permite que durante o processo seletivo seja observado e avaliado nos candidatos o perfil que a empresa procura baseado nas competências necessárias para a vaga em questão. As estratégias utilizadas para avaliar as competências são:

  • Auto-avaliação: indica as experiências e habilidades que os candidatos acumularam na sua trajetória profissional. Isso pode ser observado por meio da entrevista, e até mesmo na carta de intenção de ocupação da vaga.
  • Aplicação de teste psicológico: de uso exclusivo do psicólogo, permite identificar tendências pessoais e comportamentais, porém impede que a pessoa seja observada em ação.
  • Entrevista individual: consiste em uma avaliação de perfil com o objetivo de mapear potenciais. É feita por meio de roteiros pré-estabelecidos podendo ser direcionada de acordo com as necessidades da empresa e do andamento da entrevista.
  • Dinâmica: é uma das estratégias mais eficazes nos processos seletivos. Por meio de um cenário simulado são reproduzidos processos semelhantes aos existentes na empresa, permitindo  aos candidatos montar seus modelos de tomada de decisão e enfrentar os desafios propostos. Ao contrário dos testes aplicados, essa estratégia possibilita observar os candidatos em ação, trazendo mais objetividade para a seleção.

currículo, seleção, recursos humanos, contratação

Durante as estratégias listadas são observadas e avaliadas, por profissionais especializados, as competências necessárias para o cargo, indicado pela empresa e  descritas no perfil profissiográfico. Isso garante que a contratação seja mais eficiente, uma vez que os candidatos selecionados para a vaga correspondem ao perfil desejado e descrito pela organização, trazendo benefícios para a empresa, que terá a possibilidade de contratar um funcionário que atenda suas expectativas, e ao contratado, que irá se sentir mais motivado por se identificar com a cultura da organização e as atividades a serem desempenhadas por ele. Todos saem ganhando com uma seleção por competências!

Larissa Pacífico

Diretora de Projetos da RH Consultoria Júnior – UFMG

Isadora Gomes

Diretora de Qualidade da RH Consultoria Júnior -UFMG

Caroline Assunção

Pós-júnior da RH Consultoria Júnior – UFMG

8 thoughts on “Você sabe o que pode otimizar uma contratação? Veja aqui estratégias para uma boa seleção!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *