Você sabe o que é seleção por competências?

“Temos vagas.” O sonho de qualquer pessoa procurando emprego é, também, pesadelo de quem vai fazer a seleção. “E agora? O que devo procurar? Como vou selecionar a melhor pessoa para trabalhar aqui?”

Para te auxiliar nesse difícil processo trazemos um questionamento: você já ouviu falar de seleção por competências? Competências são as combinações de conhecimento (ter o saber teórico de algo), habilidade (ter a capacidade de aplicar o conhecimento na prática) e atitude (fazer aquilo que você tem conhecimento e habilidade). As competências serão reveladas quando as pessoas agem, gerando comportamentos diante de determinadas situações profissionais e suas consequências. Como dito por Hugo Pena Brandão e Carla Patricia Bahry em seu livro “Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências”, O desempenho da pessoa representa, então, uma expressão de suas competências.”

O primeiro passo para a seleção é a identificação das competências necessárias para o alcance dos objetivos da sua empresa através da análise da missão, visão e valores da sua estratégia organizacional. É necessário, ao definir as competências a serem selecionadas, delimitar também sua descrição e os comportamentos que a pessoa deve emitir para que indique essa competência. Por exemplo: Competência – comunicação. Descrição – capacidade de escutar, fazer perguntas, expressar conceitos e ideias de forma efetiva. Comportamentos Indicadores – compartilhar informações relevantes, comunicar suas ideias de forma clara e conexa, expressar claramente seus objetivos, estratégias e responsabilidades, saber quando e a quem perguntar para levar um propósito a diante. Ao escolher seus funcionários levando em consideração um perfil a ser procurado, é minimizado as chances de contratar alguém que não irá se identificar com o trabalho a ser exercido. Logo, aumenta o nível de satisfação no trabalho e reduz a rotatividade dos membros na empresa, garantindo então, uma redução nos custos operacionais da organização.

Seleção por

Após a identificação das competências ideais para exercer determinado cargo na empresa, chegamos ao recrutamento das pessoas mais adequadas à ele. Utilizando-se de métodos e técnicas de pesquisa como a observação em grupos ou individual, podem ser realizadas dinâmicas voltadas à análise de competências, além de entrevistas, e questionários estruturados com escalas para avaliação, como por exemplo, os testes psicológicos com parecer favorável pelo Conselho Federal de Psicologia disponíveis para consulta no SATEPSI.

Mas por que fazer tudo isso? Escolher um profissional mais alinhado ao perfil da empresa e a sua função, irá garantir um menor tempo de adaptação e integração desse profissional ao seu ambiente de trabalho, consequentemente uma redução nos custos e investimentos futuros em treinamentos e capacitação, visto que ele se adaptaria mais facilmente as suas condições de trabalho. Todos esses benefícios não são gerados apenas para a empresa contratante, mas também para o novo colaborador, já que por estar em um ambiente que se assemelha ao seu perfil, terá mais motivação com trabalho e possibilidade de crescimento e sucesso profissional e pessoal. Ainda, uma seleção baseada em competências reduz possibilidade do candidato simular uma imagem que não condiz ao seu perfil verdadeiro no  processo seletivo.

Entretanto, é preciso estar sempre atento: o contexto ao qual cada empresa está inserida se modifica fazendo com que as competências observadas não sejam mais válidas. Assim se torna necessário analisar novamente o mapeamento de competências utilizado para que o recrutamento seja cada vez mais eficiente, efetivo e que, quando já dentro da empresa, possa ser mais fácil planejar e captar as necessidades de desenvolvimento das competências de cada colaborador.

 

Natália Marinho

Diretora Presidente da RH Consultoria Júnior – UFMG

Pâmela Alonso

Assessora da Presidência da RH Consultoria Júnior – UFMG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *