Saiba como aumentar sua produtividade no ambiente de trabalho

A falta de concentração é um mal que afeta muitas pessoas no ambiente de trabalho. O excesso de estímulos, as preocupações e a grande carga de trabalho são alguns dos fatores que contribuem para esse quadro. O que algumas pessoas não sabem é que a falta de concentração, principalmente no ambiente de trabalho, pode diminuir, e muito, a produtividade. A seguir, preparamos algumas dicas das neurociências para “driblar” esses obstáculos, recuperar o foco e, consequentemente, aumentar a sua produtividade:

 

  • Mantenha o ambiente organizado:

Uma mesa mal arrumada pode ser um dos motivos para a sua falta de concentração. Não é raro observar pilhas de documentos ou papéis avulsos disputando a atenção das pessoas durante o trabalho. Junto a isso, podemos acrescentar a persistência dos celulares, das mensagens que não param de chegar, das inúmeras propagandas na internet e dos próprios ruídos no ambiente. Todas esses fatores são muito prejudiciais para alguém que esteja tentando manter o foco em uma atividade. Portanto, essa primeira dica vem alertar sobre a necessidade básica de organização. Procure criar pastas específicas para os seus documentos, crie uma cultura de silêncio dentro da empresa, baixe bloqueadores de “pop-ups” para os computadores e deixe o celular no silencioso. A organização externa contribui para a organização interna ou mental.

Estímulos no ambiente de trabalho

 

  • Escute música:

Ouvir músicas pode ser um ótimo aliado na busca por produtividade. Parece contraditório? Na realidade, ouvir músicas que você já conhece impede que o seu cérebro gaste energia em avaliar uma nova letra ou melodia, ao mesmo tempo em que ajuda a dissolver os ruídos sonoros do ambiente, como conversas paralelas ou sons de equipamentos. É importante apenas que a música não desperte sentimentos excessivos para não tirar o foco da atividade principal.

 

  • Alimente-se bem e permaneça hidratado:

Manter atenção em suas tarefas demanda muita energia, de modo que a má nutrição dificulta ou até impossibilita o foco. Além disso, a fome pode direcionar sua atenção à busca pelo alimento. A hidratação também tem um papel importante no foco: com pouca água no organismo, o sangue fica espesso e circula mais devagar, tornando a atividade cerebral mais lenta. Portanto, nesses casos, o ideal para evitar problemas é ingerir uma quantidade adequada de água durante o dia e consumir pequenas quantidades de alimento entre as refeições principais, reservando um tempo adequado às últimas.

 

  • Medite:

A meditação, prática comum no oriente, já foi incorporada no ocidente na tentativa de equilibrar o nosso estilo de vida corrido. A pausa no trabalho para “esvaziar” a mente pode ser muito benéfica para a sua produtividade e criatividade. A razão disso é que a meditação auxilia as pessoas a ficarem mais tranquilas, menos ansiosas e, consequentemente, mais produtivas. Sugira ao seu chefe e aos colegas um momento para restaurar as energias. A longo prazo, não somente a produtividade tenderá a melhorar, mas também a relação entre as pessoas.

 

  • Pratique exercícios aeróbicos:

A atividade física aeróbica aumenta a circulação sanguínea e o fornecimento de oxigênio para as diversas regiões do cérebro. Aliada a uma boa alimentação e à hidratação, ela pode favorecer a agilidade do raciocínio e a ativação dos mecanismos de atenção, aumentando a rapidez e a qualidade do trabalho. Além desses efeitos imediatos sobre o funcionamento cerebral, alguns estudos indicam que a prática regular de exercícios aeróbicos está, a longo prazo, associada a ganhos cognitivos e à proteção contra perdas cognitivas.

 

  • Divida a sua jornada de trabalho:

Trabalhar durante horas seguidas e sem descanso pode comprometer a sua produtividade. O ideal é que se faça pequenos intervalos a cada 90 minutos de trabalho, para dar descanso à atividade mental. Tome um cafézinho, respire um ar fresco… Atitudes simples como essas vão te ajudar a recobrar as energias para seguir em frente com as atividades.

 

  • Durma bem:

Uma boa noite de sono acarreta em muitos benefícios para a saúde do corpo humano. O sono tem caráter restaurativo, ou seja, a reserva de substâncias químicas que regulam o funcionamento do organismo é reabastecida durante o sono. Em relação ao trabalho, a função mais importante do sono é a consolidação da memória e do aprendizado, pois toda informação que recebemos durante o dia, seja trabalhando, estudando ou na vida social, é sedimentada no decorrer do sono.

Produtividade no trabalho

Prestar atenção aos detalhes mencionados acima pode ser essencial para impulsionar a qualidade e produtividade no ambiente de trabalho. Desse modo, não hesite em aplicar os novos conhecimentos o mais rápido possível. Boa sorte!

Déborah David

Gabriela Sales

Isadora Gomes

Júlia Hamdan

Rodrigo Caetano

Rogério Couto

Diretoria de Qualidade da RH Consultoria Júnior – UFMG

4 thoughts on “Saiba como aumentar sua produtividade no ambiente de trabalho

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