Prós e contras de 6 aplicativos para otimizar a sua gestão de tempo

Gerir o tempo da melhor forma possível é algo mais do que necessário dentro de uma sociedade dinâmica como a atual. Para auxiliar nesse processo já disponibilizamos 11 dicas valiosas que são úteis para otimizar o tempo. E para facilitar ainda mais a criação de uma rotina organizada, nós separamos alguns aplicativos e testamos para poder mostrar quais as vantagens e desvantagens de cada um deles.

É importante lembrar que cada indivíduo possui um ritmo diferente, então algo que consideramos não muito benéfico em um aplicativo pode ser vantajoso para alguém. Nosso objetivo é criar uma visão geral para que você possa escolher o melhor aplicativo para você!

1 ) Evernote

aplicativo gestão do tempo

Talvez o mais popular e completo entre os aplicativos de organização de tarefas, com o Evernote é possível fazer anotações rápidas, sejam escritas ou em formato de áudio ou foto, além adicionar anexos e salvar páginas da internet.

O Evernote é tão completo que possui vários aplicativos complementares que podem te ajudar a manter-se mais organizado. Ele é capaz de substituir aplicativos de agenda, desenho, gravação de áudio e até serviços de criação colaborativa. Todas as funções estão disponíveis em todas as plataformas em que ele se encontra. Assim, você pode começar qualquer tarefa no computador e terminar no smartphone, por exemplo.

Prós

  • Disponível para Android, IOS, Black Berry, Mac, Linux e Windows;
  • Interface elegante e organizada;
  • Fácil de usar;
  • Possibilidade de compartilhar notas pelo e-mail, Facebook, Twitter e LinkedIn;
  • Modo offline, sincronização com a nuvem e com todas as plataformas em que está disponível.

Contras

  • Algumas funções não estão disponíveis na versão gratuita.

 

2 ) SplenDO

aplicativo otimização do tempo

É um aplicativo no formato de um checklist bem simples e prático. Ao clicar em “+”no  canto inferior direito do aplicativo o usuário adiciona uma tarefa que pode ser registrada em texto digitado ou gravação, define um prazo e pode adicioná-la à uma das listas (algumas listas já vem por padrão do aplicativo, mas o usuário pode criar novas personalizadas). À medida em que for executando as tarefas, o usuário vai marcando no aplicativo que concluiu as mesmas e, assim organiza melhor seu dia. Ele oferece também a opção de notificação quando o horário de alguma tarefa estiver próximo.

Prós

  • Bem simples e intuitivo;
  • É um aplicativo leve, não ocupa muito espaço de armazenamento na memória do celular e roda mesmo em smartphones com processadores menos potentes;
  • O usuário vai marcando as tarefas como concluídas ao longo do dia e assim tem um controle do número de tarefas que faltam para realizar em determinado período de tempo.

Contras

  • Está disponível apenas para Android;
  • Não é possível sincronizá-lo com outro dispositivo;
  • A depender das necessidades dos usuários, a questão de adicionar tarefas é simples demais visto que não se pode adicionar alguns detalhes como localidade;
  • Aparece, mesmo que com pouca frequência, propagandas na parte inferior do aplicativo.

 

3) Remember the milk

app gestão de tempo

Remember The Milk tem uma interface intuitiva e permite que você configure seus compromissos rapidamente. Você pode criar e exibir sua lista de tarefas por dia, semana ou por lista de tarefas. O programa também integra o aplicativo ao e-mail, Twitter, Google Calendar e Google Maps. Possui uma interface muito simples, o que  facilita seu uso no dia a dia. Há possibilidade de configurar vários perfis: pessoal, profissional entre outros a sua escolha. Ainda há a possibilidade de fazer a edição de múltiplas tarefas, como mudá-las de categoria, sua data de realização ou até mesmo, adicionar pequenas anotações às suas notas.

Prós

  •   Interface limpa;
  •   Fácil uso;
  •   Integração com o Google.

Contras

  • Os elementos nem sempre estão dispostos de forma intuitiva;
  • Não possui tutorial.

 

4) Agenda Google

aplicativo organização

 O aplicativo Agenda Google (ou Google Calendar) já vem instalado em alguns aparelhos Android e é uma ferramenta extremamente útil e prática para organização das tarefas. É possível criar três tipos de informações: metas, lembretes e eventos. As metas são programadas para serem incorporadas na sua agenda, encontrando os horários possíveis para cumpri-la de acordo com a frequência, a duração e o período do dia escolhido. Os lembretes são formas de notas simples, podendo ou não ter notificação ou repetição. Os eventos são mais complexos, além da notificação, podem ser acrescentados dados como o horário de início e término, o local, criar uma notificação antes do evento, convidar pessoas, adicionar notas e anexos. Há ainda uma gama de cores que podem ser utilizadas como marcadores para cada uma das informações, facilitando a visibilidade e organização da agenda.

Prós

  • Possível compartilhar os eventos, com seus dados, notas e anexos;
  • Qualquer usuário de contas Google pode ter acesso, sem necessariamente possuir o aplicativo.

Contras

  • Quando você não clica que concluiu um lembrete ele é enviado para o mesmo horário do dia seguinte.

 

5) Pomodoro time

goodtime productivy timer

Existem diversos aplicativos que utilizam a técnica de gestão do tempo denominado Pomodoro. O aplicativo escolhido para testar foi o Goodtime productivity timer. A técnica baseia-se na divisão de tarefas em blocos. O tempo padrão que ela já vem configurada são 25 minutos de atividade para 5 minutos de descanso. Sendo que ao final de quatro repetições, você faz um intervalo longo de 15 minutos. Esse modelo é muito utilizado para vestibulandos e concurseiros, como forma de melhorar a concentração durante o período de estudos. Mas pode ser útil para qualquer atividade, por ser um cronômetro com pausas.

Prós 

  • É uma forma interessante de criar foco e realizar as tarefas no tempo mínimo.

Contras

  • Ocupa memória do seu celular, de forma que basta um cronômetro ou um contador regressivo, que muitos aparelhos já possuem de fábrica, para utilizar tal técnica de foco com pausas programadas.

 

6) Planilha do Excel

planilha para gestão do tempo

Planilhas são adoradas por alguns, odiadas por outros. A RH Jr. disponibiliza uma planilha de fácil utilização para poder otimizar na gestão do tempo. É um sistema de To do list, que conta com duas abas. Na primeira, denominada TO DO, você deve listar as tarefas que devem ser cumpridas, sempre usando verbos no infinitivo, com frases curtas. Depois é preciso categorizar essas tarefas em importância e urgência em uma escala de 1 a 5. Através dessa classificação, as tarefas receberão status que podem ser de crise, planejamento, assertividade ou lixo. Você deve começar realizando as atividades com status de crise, prosseguindo na ordem até as de status lixo. Na segunda aba, Quadrante de prioridades, você deve repassar as informações da primeira aba, para poder auxiliar no planejamento. São quatro quadrantes, que são de preenchimento intuitivo. No qual você vai definir as tarefas que deve ter foco, as que podem ser redistribuídas dentro dos prazos possíveis, as que devem ser delegadas e as que podem ser abandonadas.

Prós

  • É uma ferramenta simples e intuitiva;
  • Auxilia na classificação das tarefas, facilitando o estabelecimento de prioridades.

Contras 

  • Para utilizar essa planilha é preciso baixar um programa específico para planilhas.

 

Com as informações sobre os aplicativos fica mais fácil escolher aquele que melhor atende às suas necessidades, não é mesmo?  Faça sua escolha e comece a organizar melhor a sua rotina e gerenciar o seu tempo com maior segurança. Agora é sua vez!

Ariel de Andrade

Assessor de Vendas da RH Consultoria Júnior – UFMG

Natanael Augusto

Vice-Presidente da RH Consultoria Júnior – UFMG

Tatiane Castro

Assessora de Criação e Mídias da RH Consultoria Júnior – UFMG

4 thoughts on “Prós e contras de 6 aplicativos para otimizar a sua gestão de tempo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *