Informação: uma chave para o sucesso

Frequentemente, a característica de sucesso de uma empresa é a forma como ela opera no mercado. Para compreender melhor a soma de fatores que leva a esse posicionamento de destaque, é necessário entender, a princípio, como a organização mantém, guarda e transfere as informações necessárias para seu funcionamento e a importância desses processos para ela ocupe uma posição de referência.

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A informação deve contar com o suporte de um sistema que garanta que os conhecimentos aprendidos e adquiridos ao longo do tempo de atividade estejam ao alcance de todos. Uma empresa que conhece o seu passado tem mais recursos para decidir a forma de agir perante o futuro, mantendo-se competitiva e aprendendo com acertos e erros anteriores.

Revela-se, desse modo, a relevância do desenvolvimento de estratégias que promovam uma gestão do conhecimento, a qual tende a contribuir para o cumprimento das metas e da estratégia de uma organização. A preocupação com a criação de sistemas que promovam uma efetiva gestão do conhecimento é um grande indicativo que a empresa já identificou o impacto que as informações e a análise de dados podem gerar no sucesso empresarial.  Políticas comuns são de estimular a criatividade no ambiente de trabalho.

Como no cenário atual a informação é abundante, o problema, que antigamente se resumia em buscar estratégias para adquirir o conhecimento necessário para a execução de atividades com excelência, foi substituído pela necessidade das organizações elaborarem mecanismos eficientes para separar o conhecimento que é relevante para a empresa e, garantir que as pessoas interessadas sejam capazes de absorvê-lo. Outro elemento de grande importância na economia atual é que o saber como tem se tornado um fator chave para o sucesso, uma vez que os fatores tradicionais de produção têm tido seu valor, enquanto aqueles saberes inovadores têm se valorizado de forma expressiva.

O conjunto dos benefícios de uma adequada gestão do conhecimento – ou informações – é chamado de Capital Intelectual. Tal conceito implica na necessidade de aplicação de novas estratégias, de uma nova filosofia de administração e, por fim, de novas formas de avaliação do valor da empresa que contemplem o recurso do conhecimento.

 


Gabriela Lopes
Luiza Rezende
Ana Cecília Morais
Laura Melo
Hebert Lamounier

Diretoria de Qualidade – RH Consultoria Júnior – UFMG

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