Como resolver os problemas de relacionamentos dentro da empresa?

Situações de conflito são inerentes aos seres humanos e, por mais que tentamos evitá-las, vez ou outra acabamos por entrar em divergência com alguém. Em um ambiente profissional essas situações são ainda mais frequentes. Os atritos entre colegas de trabalho, acontecem por diversos motivos, e podem envolver profissionais de diferentes setores e cargos.

unhappy-businessman_23-2147504842

Neste blog já falamos sobre algumas dicas para te ajudar a melhorar suas habilidades sociais e manter um bom relacionamento com seus colegas de trabalho. É muito importante que cada membro se esforce para manter um clima agradável dentro da empresa. Entretanto, como líder, cabe ao gestor contornar as situações de conflito que podem eventualmente aparecer, pois, uma equipe desalinhada pode resultar em maus resultados para a empresa.

No artigo de hoje trouxemos alguns princípios da negociação que você, enquanto gestor, pode aplicar para tentar resolver os problemas entre os funcionários da sua organização:

  • Não tome partido: Um bom líder não escolhe lados, apenas atua como um conciliador, ou seja, como um terceiro imparcial e facilitador do diálogo entre as partes envolvidas.
  • Saiba separar as pessoas do conflito: Para administrar conflitos de maneira correta é necessário separar as pessoas do problema para que não se leve a situação para o lado pessoal.
  • Identifique os interesses: procure descobrir quais são os interesses reais de cada parte envolvida e trabalhe em cima deles. Fica mais fácil chegar a um acordo quando você foca nos interesses ao invés das posições.
  • Foque nos pontos em comum: Ao lidar com conflitos, deve-se mostrar as semelhanças ao invés das divergências. Isso traz um aspecto mais otimista à negociação.
  • Geração de opções: Busque resoluções que satisfaçam às duas partes trabalhando sempre com a geração de opções.

 

Vale lembrar que melhor que trabalhar na resolução dos conflitos, é saber evitá-los. Por isso, conheça seus funcionários, esteja atento aos sinais que sua equipe apresenta e identifique rapidamente se há algo de errado com seus funcionários.

Procure sempre manter um diálogo saudável com sua equipe e se mostre aberto para contato. Isso fará com que os funcionários fiquem mais à vontade para revelar seus problemas. Lembre-se: nenhuma organização está livre de conflitos, mas a maneira com a qual seus gestores irão lidar com essas situações irá beneficiá-la ou prejudicá-la.

 

 

 

Gabriella Faria

Pós Júnior  da RH Consultoria Júnior – UFMG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *