Como definir a missão, visão e valores da sua empresa e por que se preocupar com eles.

Em 2001, a banda Titãs lançou a canção Epitáfio, que possui em seu  refrão, a impactante declaração: o acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído.
Realmente Sérgio Britto (compositor da canção) pode estar certo sobre arriscar mais (e até errar com mais frequência), mas deixar que o acaso nos guie e nos diga como viver nossas vidas é um pouco desconfortante, não? E, como estamos tratando aqui do ambiente profissional, ao tomar decisões e definir metas, o acaso deve ter ainda menos impacto sobre suas ações e da equipe da qual faz parte.

 

missao

Vamos mostrar aqui, então, formas de controlar melhor o acaso e fazer com que os objetivos da sua empresa sejam alcançados de um modo mais fácil, e, para isso, apresentaremos a tríade fundamental para o perfeito funcionamento do planejamento estratégico, responsável por inspirar, engajar e motivar sua equipe: missão, visão e valores.

A declaração da missão, visão e valores é a forma mais poderosa de uma empresa envolver e cativar sua equipe, respondendo o que a organização se propõe a fazer e para quem. Esse tripé é fundamental para o planejamento estratégico da empresa, ou seja, as ações necessárias para que a organização consiga alcançar seus objetivos.

Missão

“Missão: razão do ser da empresa. Conceituação do horizonte, dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar no futuro”. (Oliveira,1999).

Essa é o motivo da existência da empresa. Na missão, tem-se acentuado o que a empresa produz, suas metas para o futuro e a forma como deseja ser vista por seus clientes. Imagine a missão como o DNA da empresa. Ela define a sua identidade, a forma como serão usadas suas habilidades e a forma como você irá se comportar diante das adversidades.

A missão, como dito anteriormente, é responsável por definir como sua empresa será reconhecida pelos clientes. Mas, além disso, também precisa comunicar de forma clara e concisa os objetivos para os próprios funcionários, para que estes saibam  qual sua importância dentro da organização, para que balizem suas atitudes e para que estejam alinhados e determinados a atingir o “bem maior”.

Na hora de desenvolver a missão de sua empresa, algumas perguntas que podem ajudar são:

  • Para que a empresa existe?
  • O que a empresa faz?
  • Para quem?

 

Visão

“O Futuro não existe, realmente. Ele é criado por nós, no presente.” (Tolstoi)

Tosltoi, grande escritor russo, sintetizou nesta frase a função da visão dentro de uma organização, que é projetar um estado no futuro e viver o presente para alcançá-lo. É necessário ter em mente que todas as suas ações precisam ser orientadas com base na visão, salientando sempre que esta deve ser realista, prática e visível, impedindo que torne-se apenas um sonho.

O que sua empresa quer ser quando crescer, hein? O que você está fazendo para conseguir chegar lá? Será que as ações que sua empresa está tomando nesse exato momento estão refletindo o real objetivo da equipe?

Diferente da missão, a visão é criada para um período de tempo pré-determinado, portanto ela é moldável à medida que as coisas vão acontecendo, de acordo com o momento que organização se encontra.

A visão deve facilitar as respostas para as seguintes perguntas:

  • O que a empresa quer se tornar?
  • Onde queremos chegar?
  • Para onde os recursos investidos estão levando a empresa?
  • O que eu estou ajudando a construir?

 

Valores

“Em uma organização os valores “dizem” e os comportamentos fazem.”(Declaração de Richard Barrett, ex-diretor do Banco Mundial.)

Uma vez definida a missão (quem sua empresa é) e a visão (aonde ela quer chegar), precisa-se definir os valores da empresa.

São os princípios filosóficos ou crenças que servem de guia para os comportamentos, atitudes e decisões de todas as pessoas envolvidas na busca dos seus objetivos para que a empresa exerça sua missão e busque alcançar sua visão.

Para determinar os valores organizacionais, é necessário que a empresa responda, com sinceridade, a perguntas como :

  •         Quais os princípios morais/éticos  e filosóficos da organização e seus colaboradores?
  •         Quais os as convicções, éticas ou morais, a organização adota nas relações com Clientes,patrocinadores ou quaisquer Stakeholders?
  •         Do ponto de vista ético, como a organização é enxergada internamente (pelos próprios colaboradores) e externamente (pelo mercado, clientes,etc)?
  •         Qual a responsabilidade socioambiental da empresa e como os valores conduzem para o cumprimento da mesma?

 

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