Como a Análise SWOT pode alavancar sua empresa

A análise SWOT é uma ferramenta utilizada com o objetivo de tornar a empresa mais eficiente e competitiva, corrigindo suas deficiências a partir da análise dos principais pontos fortes e fracos da organização. Devido sua simplicidade e abrangência metodológica, a SWOT pode ser utilizada para fazer qualquer tipo de análise de cenário ou ambiente.

Através da análise SWOT é possível desenvolver os seguintes pontos na sua empresa:

  • Trazer uma visão interna e externa da organização.
  • Identificar os elementos-chave para a gestão da empresa.
  • Estabelecer prioridades de atuação e de decisões a serem tomadas.
  • Auxiliar a trabalhar os pontos positivos, os potenciais competitivos nos quais se pode investir para aumentar o crescimento e os principais pontos críticos e de falha.
  • Definir posturas a fim de resolver ou minimizar os riscos e problemas levantados.

A Análise SWOT é sempre construída em quadrantes, representados pelo acrônimo da sigla: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

A tarefa principal é levantar o maior número possível de informações para cada quadrante. Quanto mais completo for o levantamento de informações, mais precisa será a análise e melhores são as chances de desenvolver soluções eficazes.

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S (strengths ou forças)

Neste quadrante se deve-se elencar todas as forças, ou seja, as vantagens internas da empresa em relação a seus concorrentes. Os principais pontos para levantamento de informações são:

Quais nossas melhores atividades e processos?

Quais nossos melhores produtos?

Quais nossos melhores recursos?

Qual nossa maior vantagem competitiva?

W (weaknesses ou fraquezas)

Neste quadrante levanta-se quais as principais desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes. É preciso estar ciente sobre quais são as fraquezas da organização, levantando informações a partir de perguntas como:

Nosso pessoal está devidamente capacitado?

Nossas matérias-primas são de qualidade?

Nossos processos são confiáveis?

Conhecemos nossa concorrência?

O (opportunities ou oportunidades)

O quadrante de oportunidades diz respeito às forças externas que influenciam positivamente a empresa, ou seja, os aspectos com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa. Por serem fatores externos, não é possível influenciar estes aspectos, porém é extremamente importante conhecer cada um deles para que a empresa possa se preparar para aproveitar estas oportunidades. Algumas perguntas que podem ajudar a conhecer estes fatores são:

Alguma política pública de ampliação de crédito que possa alavancar as vendas?

Alguma redução temporária de impostos que possa nos beneficiar?

Algum evento esportivo ou cultural na região que possamos aproveitar?

T (threats ou ameaças)

O último quadrante diz respeito aos aspectos negativos e com potencial de comprometer as vantagens competitivas da empresa, ou seja, o oposto das oportunidades. As ameaças devem ser tratadas com bastante cautela, pois podem prejudicar não apenas o planejamento estratégico da empresa, mas também os resultados. As perguntas sobre o cenário econômico continuam valendo, mas olhando pela ótica negativa, como:

Alguma nova política de tributação pode afetar nossa Margem de Contribuição?

A variação cambial pode tornar inviável a importação de matérias-primas?

Algum grande concorrente entrando em nosso mercado?

 

A análise SWOT é uma ferramenta relativamente simples, ideal para identificar quais são e de onde vem as forças, fraquezas, oportunidade e ameaças da empresa, sendo uma análise clara, objetiva e de fácil visualização. Ao conhecer as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças que influem na sua empresa é possível planejar-se e projetar soluções competitivas mais eficientes!

Hiago Martins

Pós-júnior da RH Consultoria Júnior – UFMG

Júlia Hamdan

Assessora de Qualidade da RH Consultoria Júnior – UFMG

 

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