Atuação de administradores e Psicólogos no setor de RH: afinal, qual a diferença?

Atuação de administradores e Psicólogos no setor de RH: afinal, qual a diferença?

A gestão de pessoas de uma empresa pode ser feita de diversas formas, variando de acordo com o estilo e a cultura dessa organização. Diferentes estratégias em gestão possuem, logicamente, diferentes objetivos acoplados, no entanto o mais comum no mercado atual é, sem dúvidas, as que envolvem a atuação de administradores e/ou de psicólogos. Mas afinal de contas, existe uma diferença entre a atuação desses dois tipos de profissionais dentro de uma organização?

trabalho prescrito

Levando em consideração as diferenças na formação desses profissionais, já é possível ter uma noção abstrata de qual seria o enfoque de cada um deles e isso condiz com o senso comum. Os administradores, por estudarem mais estratégias de negócios, possuem uma melhor noção sobre como gerenciar empresas, instituições e, conhecendo as ferramentas necessárias, eles atuam a partir de visões sistêmicas que englobam todo o mercado envolvido, assim como as pessoas envolvidas nele e nas organizações.

Os psicólogos, por outro lado, exercem o enfoque justamente nessa parte do sistema: as pessoas. Por possuírem um conhecimento vasto relacionado ao ser humano – seus comportamentos, sentimentos, competências, habilidades, capacidades e tendências, o psicólogo, atuando na gestão de pessoas de uma organização, visa garantir que, a partir de uma visão voltada para o ser humano, todas as variáveis que compõem uma empresa irão funcionar corretamente.

Dessa forma, os psicólogos desempenham o zelo pela excelência no que diz respeito ao fator humano, inegavelmente relacionado ao fator empresarial, assim como os administradores buscam garantir que os negócios se desenvolvam corretamente. Isso significa que, na prática, essas diferentes formações se aliam e se tornam complementares dentro das organizações, e esses profissionais devem buscar atuar sempre em parceria.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *