8 vantagens de se optar por um Diagnóstico Organizacional

É normal muitas empresas, no decorrer de sua jornada, depararem-se com desafios. Eles podem ser comuns e, quando bem administrados, podem trazer crescimento e bons resultados a longo prazo. Contudo, um dos maiores problemas decorrentes dessa realidade é não saber identificar exatamente quais são as causas e, consequentemente, as soluções para esses desafios. Tem-se comprovado que, atualmente, muitos gestores não têm conhecimento razoavelmente preciso da situação de suas empresas, dos motivos de suas deficiências e falhas, e da interdependência de seus problemas, assim como de seus pontos fortes que podem ser aprimorados.

Pensando nisso, o Diagnóstico Organizacional procura avaliar o estado da empresa por meio de questionários e entrevistas com os membros, além da observação in loco no dia-a-dia da organização. A partir disso, é possível obter um levantamento e análise das situações críticas da empresa, identificando as deficiências e os desequilíbrios, bem como os sucessos. Com o conhecimento dessas informações, são elaboradas propostas que visam intervir nas falhas, como a reorganização, intervenções pontuais, otimização de processos, dentre outras necessidades apontadas.

diagnóstico organizacional vantagens

Algumas vantagens obtidas com a realização do Diagnóstico Organizacional:

  1. Possibilita identificar os problemas mais importantes e determinar uma ordem de prioridades para solucioná-los.
  2. Permite uma abertura às modificações necessárias, já que se costuma existir uma resistência às mudanças, afastando os receios e obtendo apoio geral.
  3. Estimula a criatividade dos membros da organização, revigorando seu interesse pela empresa, o que provoca a busca de soluções por parte dos elementos da própria organização.
  4. Propicia a concepção e a aplicação de métodos novos de trabalho.
  5. Analisa as causas que estão afastando a empresa de seus objetivos previstos.
  6. Aumenta a visão empresarial, o que permite preparar a empresa para uma ação futura mais energética e adequada.
  7. Permite a comparação de uma série de diagnósticos feitos em períodos diferentes, o que propicia uma avaliação da empresa.
  8. Permite identificar os pontos fortes da empresa para, então, serem aprimorados.

 

 

Portanto, admite-se que o Diagnóstico Organizacional é necessário para conhecer melhor a realidade da organização, com a finalidade de proporcionar uma maior segurança e assertividade na tomada de decisões, como também, prever problemas que podem, futuramente, comprometer o desenvolvimento dessa organização.

 

Isadora Gomes

Diretora Administrativo-Financeiro e de Qualidade da RH Consultoria Júnior – UFMG

Larissa Pacífico

Conselheira Auxiliar da RH Consultoria Júnior – UFMG

Caroline Assunção

Vinícius Diniz

Pós Juniores da RH Consultoria Júnior – UFMG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *