7 maneiras de manter a motivação do colaborador

Uma equipe formada por pessoas motivadas tende a ser mais produtiva. Assim, auxiliar na motivação dos colaboradores é benéfico tanto para a empresa quanto para os membros. Pensando nisso, a RH Jr. selecionou algumas formas de manter essa motivação.

1- Promover um bom clima organizacional

O ambiente de trabalho é um dos principais motivos para motivação, ou desmotivação, dos colaboradores. Por isso, é preciso sempre propiciar um clima organizacional no qual os funcionários se sintam confortáveis. Nesse quesito, é essencial que os gestores saibam ouvir as reclamações e críticas dos trabalhadores, para sempre buscar uma forma de atender suas demandas da melhor maneira possível.

Integração entre a equipe

 

2- Reconhecer o trabalho do colaborador
Segundo pesquisa realizada pela NUBE (Núcleo Brasileiro de Estágios), no qual foram entrevistados 8.380 pessoas, mais de 56% dos membros colocaram a falta de reconhecimento como um dos fatores mais desmotivadores.

Desse modo, é importante que os gestores conseguiam demonstrar esse reconhecimento do bom trabalho executado pelos colaboradores. Por isso, uma característica importante a ser desenvolvida é a capacidade de dar feedback, por ser uma forma de reforçar e valorizar o trabalho do funcionário.

 

3- Não colocar o colaborador para atuar em uma  tarefa para a qual ele não foi contratado

Na mesma pesquisa realizada pela NUBE, a segunda situação colocada como a mais desmotivadora é quando um funcionário  contratado para realizar uma tarefa acaba atuando em outra função. Por isso é importante ter uma descrição dos cargos bem definida e atualizada antes de realizar o processo seletivo, para que os candidatos saibam qual será, exatamente, a função deles dentro da empresa. A diferença entre a tarefa para qual o colaborador foi contratado para exercer e a que ele exerce, de fato, dentro da empresa já foi explicada pela RH Jr.

 

4- Salários equivalentes para funções equivalentes

A diferença de salários entre colaboradores que realizam a mesma função é uma realidade que afeta na motivação dos trabalhadores. Pela descrição do cargo, que contará com as atividades que devem ser exercidas pelo funcionário, pode-se estabelecer também uma faixa salarial justa.

 

5- Bonificações

Benefícios como  vale refeição, seguro saúde, cesta básica, auxílio transporte não são obrigatórios pela lei trabalhista no Brasil, mas são formas de auxiliar na motivação. São bonificações que além de premiar o esforço pessoal, são  formas de reconhecimento e permitem uma melhor qualidade de vida.

Existem também formas de motivar os colaboradores que podem auxiliar ainda mais na produtividade e lucratividade da empresa. Alguns exemplos são comissão por vendas (se for o caso) e prêmios por atingir metas.

 

6- Investir na capacitação e desenvolvimento dos colaboradores

O investimento em cursos e treinamentos para os colaboradores são uma forma eficiente de reconhecimento do seu trabalho, além de aumentar a motivação. O trabalhador, em sua maioria, compreende a importância de retornar esse investimento na melhoria profissional, aplicando os conhecimentos adquiridos.

 

7- Realizar momentos de integração entre os membros da empresa

A integração dos colaboradores é um fator que pode afetar positivamente na motivação dos membros, fazendo com que eles se sintam parte da empresa. Desse modo, é importante a existência de eventos, não obrigatórios, que promovam aproximação dos colaboradores.

I love my job

Logo, preocupar-se com a motivação do colaborador é extremamente benéfico e simples para empresa. Então, que tal colocar essas dicas em prática?

Tatiane Castro

Assessora de Criação e Mídias da RH Consultoria Júnior – UFMG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *