7 Gatilhos mentais para alavancar seus negócios

Nos dias atuais para obter sucesso em um negócio é preciso entender o que as pessoas desejam, como desejam e por que desejam. É preciso compreender a psique humana. Empreendedores de sucesso conseguem aumentar exponencialmente suas vendas através da utilização das técnicas que vamos apresentar neste texto.

Antes de começar é importante frisar que há teorias que apontam que a maioria das nossas decisões, principalmente as relacionadas às decisões de compra, são tomadas primeiro no inconsciente e, só depois, vêm à consciência, então acompanhadas de uma justificativa racional. Isso é baseado no fato de existirem um número enorme de decisões que nosso cérebro toma e executa sem informar à nossa consciência. Imagine se tivesse que pensar conscientemente cada ação do seu dia a dia? O cansaço mental seria enorme!

No entanto, nosso sistema nervoso possui um mecanismo de filtragem para validar as nossas escolhas. E é aí que entram os gatilhos mentais que, se devidamente acionados, podem influenciar nos processos de escolha e levar as pessoas a comprar e agir por impulso. Os gatilhos mentais são atalhos utilizados pelo nosso cérebro para tomar determinadas ações e podem influenciar qualquer pessoa, mesmo que ela conheça todos os gatilhos.

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A seguir apresentamos 7 gatilhos mentais que podem alavancar suas vendas!

1) Escassez

As pessoas costumam dar mais valor àquilo que está menos disponível, uma vez que em nosso inconsciente quanto mais difícil é conseguir determinado objeto, mais valioso ele se torna.

Como aplicar:

  • Ofereça cursos com “vagas limitadas”;
  • Utilize “última chance” para aquisição de um produto em oferta;
  • Ofereça conteúdo exclusivo para um número restrito de pessoas;
  • Use a falta de estoque de produtos em seu favor.

2) Prova Social

Somos animais sociais e tendemos a nos juntar em grupos, por isso, quanto mais pessoas optam por determinada opção, mais somos influenciados a tomar a mesma atitude.

Como aplicar:

  • Recorra a depoimentos de clientes, números de pesquisas de satisfação, quantidade de unidades vendidas, imagens de pessoas usando seu produto ou serviço, engajamento nas redes sociais, número de leitores do site, por exemplo.      

3) Novidade

O cérebro humano adora novidades e quando somos expostos a algo novo, há um aumento na liberação de dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer.

Como aplicar:

  • Ofereça novos serviços/produtos aos clientes, bem como atualizações sazonais dos mesmos.

4) Reciprocidade

Quando damos algo a alguém, é como se uma dívida moral tivesse sido criada e a pessoa tenderá a nos retribuir futuramente aquele favor

Como aplicar:

  • Sempre ofereça materiais gratuitos para seu público. Até quando for vender algo, dê uma amostra grátis do seu produto ou serviço.

 

5) Reciprocidade inversa

Também conhecido como Efeito Ben Franklin, é estimulado quando pedimos um pequeno favor possível a alguém. Depois que ela realiza esse pedido, a pessoa passa a ter um sentimento positivo por quem o pediu, até mesmo em casos de inimizade.

Como aplicar:

  • Pergunte a opinião do cliente acerca do produto ou serviço e lhe ofereça a possibilidade de ajudar na resolução de algum possível  problema com eles.

 

6) Paradoxo de Escolha

Estudos concluíram que ter muitas opções pode paralisar as pessoas na hora da compra. Dessa forma é importante sempre buscar simplificar ao máximo, tornando a escolha do cliente algo mais simples.

Como aplicar:

  • Diminuir o número de escolhas possíveis para o cliente;
  • Simplificar ao máximo o processo, por exemplo, tornando a estrutura do seu site mais clean, passando uma impressão de facilidade e abertura.

 

7) O porquê

As pessoas possuem uma tendência a concordar mais com você e a estarem mais abertas para o ouvir caso você possua um motivo para argumentar da forma que está argumentando. Dessa maneira, deixar claro para seu cliente as razões que o levaram a tomar as atitudes que você tomou pode facilitar o fechamento de  um negócio.

Como aplicar:

  • De uma forma geral, é possível realizar campanhas com motivos claros estabelecidos, como a ajuda a instituições de caridade ou algo do tipo.

 

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Agora que você conhece 7 gatilhos mentais, só falta colocá-los em prática para auxiliar no crescimento dos seus negócios!

Ariel de Andrade

Caio Vieira

Coordenadoria de Vendas da RH Consultoria Júnior – UFMG

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