7 benefícios de realizar brainstormings com frequência

A técnica conhecida como brainstorming, que em uma tradução literal significa tempestade cerebral, é amplamente utilizada por diversas empresas como método de unir os funcionários para expor suas ideias buscando inovar ou solucionar um problema. O termo foi apresentado pelo executivo Alex Osborn em seu livro How To Think Up de 1942 e ainda é uma das formas mais dinâmicas para pensar em conjunto,  maneiras de melhorar a empresa.

Apesar de ser uma técnica criada em meados do século passado, sua utilização é atual e extremamente eficaz, sendo amplamente utilizada pelos diversos benefícios que ela proporciona. Separamos alguns deles para você!

 

1 – Solução de problemas de forma ágil

O brainstorming, muitas vezes, é utilizado como uma forma de pensar em maneiras de solucionar um determinado problema que está acontecendo dentro da empresa. Assim, a realização frequente desse processo agiliza a solução de problemas que poderiam demandar mais tempo se não fossem pensados em grupo, e de forma que todos possam expor suas ideias abertamente, sem julgamentos. Assim, é importante que todas as ideias e soluções propostas sejam documentadas e armazenadas na gestão do conhecimento para que possam ser utilizadas para evitar que novas situações semelhantes aconteçam e, caso ocorram, que seja mais fácil lidar com elas.

brainstorming 2

2 – Promove o relacionamento líder-equipe

Promover o relacionamento do líder com os membros de sua equipe é essencial para o bom funcionamento de um projeto. Desse modo, o brainstorming é importante, pois todos têm a mesma voz durante a exposição de ideias, sem ser julgado ou interrompido pelo outro. Desse modo, o líder participa do processo como qualquer outro membro, apenas coordenando para criar um ambiente amistoso e respeitoso.

3 – Melhoria do clima organizacional

Por ser um processo no qual todos têm poder de participação, o brainstorming favorece a melhoria do clima organizacional na medida em que os membros sentem-se mais valorizados e integrantes da equipe. Além disso, realização periódica dessa dinâmica promove uma maior interação entre os próprios membros, proporcionando um ambiente mais amistoso para se trabalhar.

4 – Liberdade de imaginação

Tratando-se de um processo de exposição aberta de ideias, o brainstorming permite a liberdade de imaginação, pois o membro sabe que não será julgado. Através dessas ideias criativas e inovadoras, a empresa cresce com um diferencial dentro do mercado. Portanto, quando essa técnica é realizada com frequência os membros têm mais oportunidades para exporem suas ideias, se destacando e otimizando os processos da organização.

Brainstorming

5 – Aumento do desempenho profissional

A realização frequente do brainstorming propicia o engajamento e a motivação dos funcionários e, por isso, auxilia o aumento da produtividade individual dos membros. O sentimento de valorização gerado por ter voz no processo, faz com que o indivíduo busque melhorar cada vez mais, ter boas ideias para expor, além de  estudar maneiras para auxiliar a empresa, fazendo com que ele desempenhe sua função com mais entusiasmo.

6 – Evolução da comunicação

O problema mais comum nos trabalhos em equipe é a deficiência na comunicação dos membros. Através do brainstorming todos podem expor suas ideias e opiniões, o que favorece a comunicação dos colaboradores. Além disso, o líder deve coordenar a dinâmica para que não ocorra discussões e para que todos sintam-se confortáveis para falar. Desse modo, há uma maior abertura para conversar com o líder e para trocar ideias com a equipe.

7 – Superação de limites

Ter ideias sozinho e conseguir executá-las é uma tarefa difícil que impõe diversos limites. Pela realização do brainstorming esses limites podem ser superados pela complementação de outros membros e outras opiniões de como executar a tarefa ou projeto. Assim, ao trabalhar em grupo, podem-se pensar em inovações mais viáveis  e em soluções mais rápidas de serem realizadas, auxiliando na produtividade da empresa e dos próprios membros.

Com tantos benefícios, o brainstorming não deve ser deixado de lado na sua empresa!

Tatiane Castro

Assessora de Criação e Mídias da RH Consultoria Júnior – UFMG

4 thoughts on “7 benefícios de realizar brainstormings com frequência

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *