5 dicas para se manter organizado

Atualmente a vida cotidiana das pessoas está cada vez mais corrida, não só em relação ao trabalho dentro das empresas, mas em todos os aspectos. São trabalhos, provas, compromissos diversos, datas a lembrar, entrevistas, estágios, reuniões, enfim, tarefas! Inúmeras tarefas fazem parte de um dia a dia esgotante e cheio de frustrações, em que muitas vezes atrasamos em entregas, fazemos um trabalho ruim ou de qualidade inferior ao que gostaríamos. Porém, cabe a nós um questionamento: tal rotina se deve apenas a quantidade de tarefas que precisamos realizar? Será que existe um outro motivo para uma rotina tão desgastante?

A resposta dessa pergunta é sim, um dos motivos que nos leva a tal nível de esgotamento é a desorganização. Estabelecer uma rotina organizada é essencial para um estilo de vida produtivo e menos estressante, facilitando na realização dos afazeres e melhorando o trabalho dentro da empresa, além de melhorar o desempenho do profissional, uma vez que o nível de estresse tende a diminuir.

Para auxiliar na organização das tarefas e dos afazeres diários separamos algumas dicas

 

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1 – Defina prioridades

Existem atividades que precisam ser feitas “para ontem”, outras não têm tanta urgência, algumas demandam muito tempo para serem finalizadas com êxito. Tendo isso em mente, o profissional precisa organizar uma estimativa de quando começar a fazer e quais tarefas fazer primeiro, evitando atrasos ou trabalhos feitos de última hora e na correria.

 

2 – Organize e limpe seu espaço físico

Um ambiente sujo e bagunçado, além de extremamente desagradável, é fonte de distração e desânimo quando estamos atarefados. Por isso, manter o espaço físico o mais agradável possível é fundamental para uma rotina produtiva, pois além de maior conforto, evita contratempos relacionados à perda de objetos e dificuldades para encontrar algum item necessário.

 

3 – Conte com o auxílio de uma agenda ou calendário

Contar com alguma ferramenta que você possa consultar quais são seus compromissos, horários e afazeres é de extrema importância como apresentado no nosso postPrós e contras de 6 aplicativos para otimizar a sua gestão de tempo”. O mais convencional é uma agenda, no entanto um caderninho, calendário ou outro objeto servem para tal propósito. O importante é um lugar para conferir os horários e as datas, evitando assim se atrasar, perder algum compromisso importante, esquecer de realizar alguma tarefa etc. Uma boa forma de evitar esquecimentos também é, no caso de compromissos pontuais, colocar um alarme no celular, pois dessa forma a chance de esquecer ou se distrair é ainda menor.

 

4 – Estabeleça datas e procure manter a pontualidade

Seguir uma programação para suas tarefas mantendo-se pontual é uma das melhores características de alguém organizado e, para conseguir isso basta estabelecer suas próprias datas. Se a tarefa é para ser entregue dia 01, por exemplo, organize-se de forma que esteja pronta um dia antes, pois assim evita que contratempos de qualquer natureza possam atrasar sua realização. O estabelecimento de datas para terminar as tarefas com antecedência é difícil de seguir, mas tentar manter a pontualidade é essencial, e ao fazer tudo com antecedência o estresse e preocupação de “terminar a tempo” dão lugar ao orgulho de uma pontualidade exemplar.

 

5 – Crie objetivos diários

Como diz a expressão “…de grão em grão”, os objetivos diários ajudam a evitar uma rotina maçante e pouco estimulante para o funcionário. Todo dia definir pequenas metas a serem cumpridas e que, no final do expediente, proporcionem a sensação de dever cumprido são extremamente reforçadoras para se manter uma rotina organizada.

 

Seguindo essas dicas é possível manter um nível de organização que agiliza e facilita o seu dia a dia dentro da empresa, diminuindo o nível de estresse e esgotamento pessoal, aumentando a produtividade de uma maneira saudável e eficiente. Os benefícios de uma rotina planejada e organizada são enormes, e por mais desafiador que seja manter uma disciplina com relação aos afazeres e horários, tal conduta é um grande diferencial para o colaborador dentro da empresa, assim como um indicador de melhor qualidade no trabalho.

Amanda Gomes

Pós Júnior  da RH Consultoria Júnior – UFMG

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