5 dicas para inspirar confiança no ambiente empresarial

Para que uma empresa se desenvolva e cresça é preciso realizar um processo seletivo adequado; criar e executar o planejamento estratégico; buscar a manutenção da motivação dos colaboradores; proporcionar um clima organizacional agradável. É também fundamental, mas nem sempre é tratado com a devida importância no meio empresarial, a necessidade de criar um ambiente de confiança.

A promoção de confiança entre os membros de uma empresa é um passo importante para o bom clima organizacional, essencial para a motivação dos membros e para a maior produtividade da empresa. Ao inspirar a confiança, promove-se também a relação entre os funcionários, além de gerar o sentimento de pertencimento, que propicia o alinhamento de toda empresa.

you can do it

Pensando na importância da confiança separamos 5 dicas para promovê-la dentro do ambiente de trabalho:

1- Tenha uma boa relação com seus colaboradores
O primeiro passo para inspirar confiança é confiar, e para isso é preciso conhecer seus colaboradores. É preciso participar de forma ativa no dia a dia da empresa, acompanhando de perto o trabalho da equipe. Além disso, é fundamental buscar uma comunicação mais clara e construtiva possível.

2- Esteja aberto a receber e dar feedbacks
O feedback é essencial no meio empresarial, pois tem o objetivo de fazer elogios ou críticas visando com que a pessoa melhore cada vez mais. Assim , saber ouvir feedbacks dos colaboradores é um ponto importante para geração de confiança, fazendo com que eles sintam-se à vontade para dar sugestões e apontar formas de melhorias para o funcionamento da organização.

3- Seja o mais transparente possível
A transparência é fundamental para promoção da confiança, assim, é preciso buscar sempre que possível esclarecer os membros sobre o andamento da empresa, mostrando como ela está se desenvolvendo bem como as dificuldades pela qual pode estar passando. Além disso, é importante ser o mais claro possível para se comunicar com a equipe, para que se evite duplas interpretações.

4- Considere todos os colaboradores como iguais
Já conhecendo a sua equipe e buscando sempre ser o mais claro e construtivo possível, é preciso se lembrar de tratar cada colaborador de forma igual e como um igual. A empatia é uma competência fundamental para bons gestores e é essencial na criação de uma relação de confiança.

5- Comprometa-se com os resultados
No entanto, não basta apenas ter um bom relacionamento com os membros, é preciso também agir visando sempre o crescimento da empresa. Desse modo, o gestor que compromete-se em sempre melhorar o seu trabalho e o do seu time, visando a ampliação dos resultados, promove maior confiança, motivando os colaboradores a também buscarem formas de melhorar, fazendo a empresa crescer.

 

Tatiane Castro

Assessora de Pessoas da RH Consultoria Júnior – UFMG

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *